Tema: Artigos
Psiquiatria
A Psiquiatria, é a Especialidade Médica que estuda e trata os Transtornos Mentais e do Comportamento.
A sua compreensão das Perturbações Mentais é sobretudo Orgânica. Os psicofármacos surgem nos anos 50, e passam a fazer parte das práticas de controle das doenças, recurso utilizado pelos Psiquiatras nas situações de perturbação.
É necessário aumentar a compreensão das Disfunções Psicológicas, através de estudos mais aprofundados e de forma mais abrangente. O cérebro é o órgão da mente, mas apesar de tantos estudos e pesquisas ainda não encontraram a cura de muitas doenças, pouco se sabe de concreto.
O sucesso do Psicoterapeuta parece depender em maior grau da capacidade de Interpretar e Compreender o paciente. No entanto o Psiquiatra, necessita do conhecimento do cérebro, sabendo que a disfunção ou o lesionamento de uma de suas partes pode ocasionar algum transtorno.
Não podemos deixar de falar nos transtornos de ordem espiritual, que ocorrem também, mas que felizmente, já são identificados com a ajuda de muitos Psiquiatras que conseguem ver o ser humano de forma Integral (físico, mental, emocional e espiritual).
Assim, Psiquiatria e Psicoterapia são diferentes especialidades no mesmo campo de ação, a mente, algumas vezes com métodos diferentes, e que protagonizam algumas saudáveis polêmicas. Uma das polêmicas que ainda existe, mas que já está muito melhor têm sido os psicofármacos com eficácia restrita à redução de sintomas.
Realmente são essenciais os medicamentos em momentos de crise intensa, como atenuadores e facilitadores de outras formas de intervenção como a Psicoterapia. Entretanto o Psiquiatra deve sempre ser muito meticuloso na adoção de medicamentos e sempre indicar processos complementares que o levem a uma vida sem dependência, livres de todos os remédios, assim como a psicoterapia.
É possível em muitos casos a cura e a reintegração a uma vida normal com a união dos dois tratamentos, a Psicoterapia e os medicamentos. E são utilizados para os casos mais severos como o Distúrbio do Pânico (o organismo reage através de sudorese, taquicardia, medo, sensação de morte eminente, como se existisse um motivo, mas esse motivo não existe), Síndrome de Tourette (tiques motores e sonoros), Distúrbio Obsessivo Compulsivo (Manias, como a de jogar, furtar, limpeza, etc.), com grandes benefícios. Comentários | Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre este artigo: | De: Dener José Rigotti Chaves (em 01/09/2011 - 14:25) | Resposta a Rita Querida Rita
Existe cura para tudo.
1º passo: é aceitar DEUS no seu coração.
2º passo: amar a Deus sobre todas as coisa;
3º passo: amar ao próximo como a sí mesmo.
4º passo: praticar o 2º e 3º passo eternamente.
Um grande abraço e fique com DEUS;
Dener | De: Rita de Cassia Costa Higashi (em 20/07/2005 - 18:43) | sindrome do panico
sera que existe cura realmente para essa maldita doença?
sofro a 10anos e ja tomei varias drogas alopaticas,homeo-
paticas,florais,acupuntura,heiki..entre outras digamos que
houve melhora apenas ...pouca. | INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO• Para postar o comentário é necessário ser . |
Mais tópicos relacionados:
Psiquiatria
|