Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Tipos de atendimento psicológico
Artigos, pesquisas e ensaios
Mensagens para Reflexão
Para ler e assistir na cama
Material de Apoio aos Livros
Cristais (terapia)
Cromoterapia
Exercícios terapêuticos
Atendimentos
Regressão de memória e TVP
Florais de Bach
Constelação Familiar
Visualização Criativa

 

Tema: Artigos

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego


id_ego_superego





Sigmund Freud é considerado o criador da psicanálise e psicologia modernas por vários motivos. Apesar das críticas a alguns conceitos, é inegável sua contribuição para o melhor entendimento da mente humana que permitiu inclusive o aparecimento e o desenvolvimento de outras ciências. Dentre os vários conceitos e descobertas de Freud, uma das mais conhecidas e utilizadas é o de Id, Ego e Superego. Conheça e entenda melhor este modelo de representação do nosso intelecto.

Freud viveu numa época de intensa atividade intelectual, tendo a oportunidade de conviver com pessoas que fizeram história, principalmente no campo da filosofia e das ciências humanas. Um de seus grandes méritos foi entender as teorias dos contemporâneos, interligá-las e a partir disto criar coisas novas, segundo suas próprias experiências e pensamentos. Neste processo, acabou criando um modelo de funcionamento do aparelho psíquico do ser humano que permitiu o estudo científico em cada um destes aspectos, com grandes desdobramentos nas técnicas utilizadas para compreender o funcionamento e melhor o bem-estar das pessoas, ao tratar adequadamente cada aspecto dos distúrbios que podem ocorrer em nossas mentes.

O modelo da mente humana


Este modelo de funcionamento da mente humana foi introduzido na obra Além do princípio do prazer (título original Jenseits des Lustprinzips, tendo sido aprofundado e detalhado posteriormente no livro O Ego e o Id (título original Das Ich und das Es). Publicado em 1923, esta obra é fruto de um estudo meticuoloso conduzido ao longo de anos de pesquisa, onde Freud faz a análise da psique humana definindo a teorias da dinâmica entre o id, o ego e o superego. Em termos gerais trata-se do seguinte:

Id – O Id é a fonte da energia psíquica de uma pessoa, de origem orgânica e hereditária e que, segundo Freud, estava ligada principalmente à libido, isto é, o impulso sexual. O Id se apresenta na forma de instintos que impulsionam o organismo, estando relacionado a todos os impulsos não civilizados, de tipo animal. O Id não tolera tensão, se a tensão atinge certo nível o Id age no sentido de descarregá-la. O Id é regido pelo princípio do prazer, ou seja, sua função e procurar o prazer e evitar o sofrimento. Localiza-se na zona inconsciente da mente, por isso não conhece a realidade objetiva, a “lei” ética e social, que nos prende perante a determinadas situações devido às pressões do mundo externo.

Ego – Este termo significa “eu” em latim. O Ego é o responsável pelo contato do psiquismo com a realidade, o mundo externo ao indivíduo. O Ego atua de acordo com o princípio da realidade, estabelecendo o equilíbrio entre as reivindicações do Id (inconsciente) e as exigências do superego com relação ao mundo externo. O Ego é o componente psicológico da personalidade, cujas funções básicas são a percepção, a memória, os sentimentos e os pensamentos. Localiza-se, portanto, na zona consciente da mente.

Superego – Atua como censor do Ego. É o representante interno das normas e valores sociais que foram transmitidos pelos pais através do sistema de castigos e recompensas impostos à criança. Ele é estruturado durante a fase fálica, quando ocorre o Complexo de Édipo (também chamado de “Complexo de castração”. É nesse momento que a criança começa a internalizar os valores e as normas sociais. São nossos conceitos do que é certo e do que é errado. O Superego nos controla e nos pune (através do remorso, do sentimento de culpa) quando fazemos algo errado, e também nos recompensa (sentimos satisfação, orgulho) quando fazemos algo meritório. O Superego procura inibir os impulsos do Id, uma vez que este não conhece a moralidade. O Superego é, portanto, o componente moral e social da personalidade. As principais funções do Superego são inibir os impulsos do Id (principalmente os de natureza agressiva e sexual) e lutar pela perfeição.

Estes conceitos parecem muito abstratos, mas podemos utilizar um exemplo bem conhecido para facilitar sua compreensão: Se dependesse do Id, o empregado deixaria de comparecer ao trabalho num belo dia ensolarado, dedicando-se a uma aprazível atividade de lazer como ir à praia ou a um parque.

O Ego aconselharia ter mais prudência, talvez buscando uma oportunidade mais adequada para essas atividades, enquanto que O Superego diria ser inaceitável faltar com um compromisso assumido, com os empregados, o chefe e os colegas de trabalho.

Deste contínuo relacionamento entre estas três forças da mente humana é que surgem os conflitos e distúrbios psicológicos, pois o Superego é repressor e moral, enquanto que o Id é movido pela busca incansável do prazer, e o Ego fica tentando arbitrar os inevitáveis conflitos entre o que a pessoa quer fazer e o que ela deve fazer.

Níveis de Consciência da Personalidade


Para Freud, os três níveis de consciência são: consciente, pré-consciente e inconsciente. Em suma, é mais ou menos assim:

Consciente – inclui tudo aquilo de que estamos cientes num determinado momento. Recebe ao mesmo tempo informações do mundo exterior e do mundo interior.

Pré-consciente – (popularmente conhecido como sub-consciente) se constitui nas memórias que podem se tornar acessíveis a qualquer momento, como por exemplo, o que você fez ontem, o teorema de Pitágoras, o seu endereço anterior, etc. É uma espécie de “depósito” de lembranças a disposição, quando necessárias.

Inconsciente – estão os elementos instintivos e material reprimido, inacessíveis à consciência e que podem vir à tona num sonho, num ato falho ou pelo método da associação livre. Os processos mentais inconscientes desempenham papel importante no funcionamento psicológico, na saúde mental e na determinação do comportamento.

A analogia entre um iceberg e o modelo Freudiano


A estrutura do inconsciente segundo Freud tem sido constantemente comparada a um iceberg. Como se sabe, estes blocos de gelo flutuam nos oceanos gelados deixando apenas 10% de seu volume para fora da água.

Algo parecido acontece com a mente humana, onde a maior parte de seu conteúdo (se é que podemos chamar assim) fica submerso, enquanto que a menor parte é que fica aparente para ser percebida pelo mundo externo como se fosse a própria pessoa.

Da mesma forma, o inconsciente fica lá nas profundezas da mente, enquanto que o consciente fica na atmosfera, isto é, na parte onde os seres humanos convivem. Existe uma pequena área próxima à superfície que é o pré-consciente, aquela parte da mente que fica meio esquecida mas que basta um pequeno estímulo para aflorar à luz do dia.

A forma como o superego controla o fluxo de sensações e conteúdo entre o inconsciente e o ego é que vai definir como a pessoa reage nas mais diversas situações, sempre tentando atender ao princípio de prazer do Id e o senso de realidade do Ego, mediado pelo senso de moral do Superego.

Este processo vai sempre deixar descontente uma das partes, é impossível atender à realidade e a todos os desejos de prazer, sendo moral o tempo todo. Surgem daí as diferentes sensações de mal-estar íntimo que, quando mal administrados pela mente, fazem com que surjam as diversas doenças mentais.
   Comentários
Nossos leitores já fizeram 5 comentários sobre este artigo:
 

De: aura maria michetti furtado (em 30/06/2016 - 19:36)

Ótimo! Conciso e completo!

De: Teobaldo Witter (em 15/02/2016 - 12:59)
ESTRUTURA E DINÂMICA DA PERSONALIDADE-ID, EGO E S
GOSTEI DO TEXTO, RESUMO BEM ELABORADO DA COMPLEXA TEORIA FREUDIANA.

De: Félix David ferrão (em 10/02/2014 - 14:55)
Muito construtivo.

De: ANTENOR JOSÉ DA SILVA (em 17/03/2013 - 21:16)
Freud:A estrutura e a dinâmica da personalidade
Ótimo texto, gostei muito, valeu mesmo, prof. Antenor.

De: sandra (em 03/08/2011 - 16:43)
amor
amor nao correspondido o que fazer

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psicanálise

Psiquiatria

Psicologia

Chakras

Intervenção Terapêutica - Chakras

Campo Vibracional das Cores

Propriedades Terapêuticas das Cores

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Regressão de Memória, Hipnose e Psicoterapia

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Regressão de Memória

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Hipnose

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

Cromoterapia

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Origem da Desarmonia do Perispírito

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

Perispírito

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto (pode ser para o Ano Novo)

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção - Festas de Final de Ano

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

Tomei um belo de um pé na bunda – drama da rejeição - texto do Fred

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

Perguntas e Respostas sobre Psicoterapia

Como é a Consulta com o Psicólogo?

Qual é o momento certo para procurar ajuda psicológica?

O Amor e os Relacionamentos

3 vilões dos relacionamentos: Carência - apego - jogos de poder

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Por que você gosta de quem não gosta de você?

Amor, Traição e a Sombra

Vítimas de cafajestes: 7 dicas para saber se você será uma

O maior inimigo da mulher: o seu lado feminino

Energia Masculina e Feminina

Por que é tão difícil esquecer um amor?

Por que meu relacionamento amoroso acabou?

Cair de Cabeça numa Relação

Por que os homens (não) terminam o relacionamento?

Por que os homens separam amor de sexo?

Explicado isso, volto ao dilema de todas as mulheres que se perguntam

O narcisismo e suas várias faces

Transtornos de personalidade

Transtornos de personalidade: o narcisista

A farsa da Insegurança - Arrogância disfarçada de insegurança

A farsa da timidez

Carta aberta para as pessoas recém-separadas

Você faz chantagem emocional?

Por que ele(a) perdeu o tesão por mim? – parte 1

Os pais cozinharam seu cérebro

Filho da MAMÃE!!! e Nora e sogra

Como seus pais influenciam no seu relacionamento amoroso

Complexo de Édipo - não é do Fred

Diálogos contaminados - é do site terapia em dia

O Complexo de Édipo e sua relação com o casamento dos pais

Como Lidar Com um Homem em Crise da Meia Idade - site irresistível

Ansiedade e dicas de controle

Ele só queria te comer

A autenticidade e o exemplo imperfeito de Oscar Wilde

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

no lar - Dr. Sergio Felipe de oliveira

A concepção de liberdade em Sartre

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO AFETIVA NA FORMAÇÃO

Tal pai, tal marido - site bolsa de mulher

O narcisista e seus parceiros

Como escolher um terapeuta e como são as sessões?

O Narcisista no divã

Por que temos dificuldade em mudar?

Coisas estúpidas que uma mulher pode fazer por um homem

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Todo amor é platônico

As várias máscaras que utilizamos para esconder o amor

Você nunca mais vai amar do mesmo jeito

Como funciona a química de um relacionamento amoroso

Amor e histórias inacabadas

35 Dicas para encontrar o amor – exclusivo para mulheres

sobre o abuso psicológico com as mulheres

Sua vida é tentar agradar o outro?

Por que sinto um vazio insuportável?

Por que a obsessão em destruir a vida do outro após a separação?

Quem toma posse de mim quando tenho atitudes que não desejo ter?

sobre o amor

Amor ou Dependência Emocional?

Como encontrar a pessoa certa para namorar?

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

CONHECIMENTO, AUTO-CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA. QUAL A RELAÇÃO?

Orientação e Aconselhamento On-line

O Desenvolvimento Infantil - Parte1-TemperamentoxCaráterxPersonalidade

O Desenvolvimento Infantil - Parte 2 - A Função Materna

teste

O Desenvolvimento Infantil - Função Paterna - Parte 3

Maternagem: estratégia de prevenção em saúde para formação de sujeitos


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 9-9390-9808 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br