Tema: Exercícios
“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas
Esse exercício pode ser utilizado para várias situações que precisam de uma resposta mais profunda. Comece sempre com uma pergunta feita a você mesmo, como “Por que continuo casado?”, “Por que não estudo mais?”, “Por que não consigo um bom emprego?”.
Aparentemente são perguntas banais que se forem respondidas de pronto, terão uma resposta superficial, muito diferente da proposta do exercício.
Pegue um caderno de anotação e comece fazendo uma primeira pergunta a você mesmo e responda. Essa resposta se torna a segunda pergunta que você também irá responder. Essa resposta então se torna a terceira pergunta que você responde e que vira a quarta pergunta. Mais uma vez você responde e ela se torna a quinta pergunta que você também irá responder.
Vamos fazer juntos para descobrir qual o seu propósito de vida, ou para qualquer pergunta que ainda não tenha encontrado uma resposta. Mas procure não se influenciar com nada que seja externo, ouça somente o que o seu coração diz.
Veja e siga o exemplo somente copiando a primeira pergunta, daí para frente fica por sua conta e interiorização. Procure ser o mais sincero possível.
Exemplo:
1ª pergunta: Por que você acorda a cada manhã?
Acordo para trabalhar e ter sucesso.
2ª pergunta: Por que preciso trabalhar e ter sucesso?
Para ganhar dinheiro e destaque.
3ª pergunta: Por que preciso de dinheiro e destaque?
Para comprar as coisas que eu quero e ser admirado.
4ª pergunta: Por que preciso comprar as coisas que eu quero e ser admirado?
Para ter mais conhecimento e para que as pessoas me ouçam.
5ª pergunta: Por que preciso ter mais conhecimento e quero que as pessoas me ouçam?
Para que eu possa colaborar com as pessoas no seu processo de auto-descoberta, e contribuir com o desenvolvimento do nosso planeta.
Quando você responder a 5ª pergunta, verifique se conseguiu chegar ao seu sentimento verdadeiro, profundo, motivador. É muito provável que sim, mas caso não sinta que atingiu a proposta, continue fazendo o mesmo processo até que consiga.
Digamos que você chegou a conclusão, conforme o exemplo, que sua missão é colaborar com as pessoas no seu processo de auto-descoberta, e contribuir com o desenvolvimento do nosso planeta. A partir disso, observe se o caminho que está trilhando te conduz a sua missão.
Verifique se tudo que você faz te aproxima ou te afasta de sua missão real. Observe as escolhas que faz, os cursos, os livros que lê, pessoas com as quais se relaciona, que tipo de trabalho realiza, quais as formas de lazer que procura, os relacionamentos amorosos, qual o cuidado que tem com seu corpo e espiritualidade.
As tuas escolhas estão em sintonia com a sua missão? Analise, se o curso que você faz é importante para o seu crescimento pessoal ou é somente status, se você trabalha realmente com o que te dá satisfação ou só pelo dinheiro, se o seu casamento está alicerçado no amor verdadeiro ou só pelo costume, ou por causa dos filhos, se você é autêntico nos seus relacionamentos ou se comporta para ser aceito.
Após fazer sua análise de sentimentos e verificar os comportamentos. Refaça mentalmente, usando a Visualização Criativa, sua novela desde o início, repetindo todas as cenas, caso sinta que vibrou dentro de você a satisfação, fortalecendo ainda mais o seu propósito.
Caso sinta o contrário, refaça mentalmente sua novela desde o início, colocando todos os momentos, situações, sentimentos e comportamentos da forma que sente que trará satisfação e que sentirá preencher o vazio. Resolvendo mentalmente todas as pequenas complicações que possam surgir.
Se em sua análise você perceber que sente o vazio e a insatisfação, é porque você está muito distante do seu propósito de vida, provavelmente para seguir os padrões estabelecidos pela sociedade. O estresse, as doenças psicossomáticas, os desequilíbrios emocionas, são provenientes de uma vida insatisfatória, sem sentido.
Na busca de um sentido de vida o ser humano descobriu caminhos diversos que o levam ao auto-conhecimento com a intenção de atingir o sucesso e a felicidade. O ser humano é potencialmente criativo e capaz de transformar sua vida individual, familiar, em sua comunidade através de um pensar, sentir e agir mais consciente. Busque coerência entre o que fala e o que faz.
Isso requer aprendizagem contínua, exercícios com técnicas ativadoras, desse potencial inato que temos, como a visualização. A vida é dinâmica, é puro movimento, é mudança de dentro para fora, de fora para dentro, num eterno aprender e desaprender e reaprender de outra forma.
Através de descobrir quem somos realmente vamos nos capacitando em colocar nosso propósito de vida em sintonia com os pilares fundamentais de sustentação e promovendo o sucesso em todas as nossas áreas de atuação. Comentários | Nossos leitores já fizeram 4 comentários sobre este artigo: | De: Roseli Felix (em 25/04/2015 - 01:31) | Exercício Vou tentar fazer esse exercício. .. ando muito desmotivada. Na verdade me sinto totalmente perdida. | De: Elizandra Azevedo Sampaio (em 09/02/2014 - 22:35) | lily Preciso muito,não estou bem, farei e digo depois como foi.
:) | De: Beth (em 27/04/2009 - 19:52) | Olá Ana Maria, Bacana essa sincronicidade! Depois coloque aqui o resultado da sua prática, para compartilhar com os nossos colegas se o resultado desse exercício foi positivo! Abraço Carinhoso... | De: Ana Maria (em 17/01/2009 - 17:13) | terapia minha terapeuta me disse a mesma coisa, coloque no papel seu objetivo e converrse com vc mesmo ate chegar no seu proposito,qdo li me indentifiquei logo muito bom. | INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO• Para postar o comentário é necessário ser . |
Mais tópicos relacionados:
“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas
|