Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Exercícios

Zazen - Exercício de Meditação


Zazen literalmente significa Sentar Zen. Zen é uma palavra que vem do Sânscrito e significa um estado meditativo profundo. Geralmente não é chamado de Zazen a meditação, pois para que seja meditação é necessário um objeto de pensamento. Meditar sobre a vida, meditar algo.

Enquanto que o Zen não há objeto de meditação. Até o sujeito desaparece. E quando isso acontece o Caminho se manifesta de forma clara.

Procure um local tranquilo, nem muito claro nem muito escuro, não muito quente nem muito frio. Que seja confortável e seguro.

Há várias maneiras de sentar-se: meia lótus, lótus completa, banquinho, cadeira. Em qualquer uma delas é importante que a coluna vertebral seja mantida erecta. O queixo um pouco para baixo, de forma que a região cervical fique reta. Verifique se seu corpo está centrado, movendo da esquerda para a direita, como um pêndulo – de movimentos largos a movimentos menores e pare exatamente em seu próprio centro de equilíbrio.

Perceba se as orelhas ficam em linha com os ombros e o nariz em linha com o umbigo. Esvazie os pulmões, soltando todo o ar profundamente pela boca, umas três vezes. Relaxe qualquer parte do corpo onde sinta tensão. Em seguida coloque as mãos no mudra cósmico (mão direita embaixo, com a palma voltada para cima e as costas dos dedos da mão esquerda repousando na palma dos dedos da direita, mantendo a mão esquerda com a palma para cima. Encoste levemente os dois polegares, como se houvesse uma finíssima folha de seda entre eles).

Em seguida coloque a ponta da língua no palato superior. Isto cria um canal de comunicação de energia ao mesmo tempo que evita muita salivação. Mantenha as pálpebras levemente entreabertas.

Assim, sem pensar e sem não-pensar, sente-se calmamente por alguns minutos. Alguns ficam em Zazen por 40 minutos, outros por 30 ou mesmo 20 minutos. De qualquer maneira adapte o tempo à sua realidade. Para quem nunca praticou nenhuma forma de meditação mesmo cinco minutos pode ser um bom tempo. Não tenha pressa em querer sentar por longos períodos.

Tendo assim assentado corpo e mente perceba sua respiração. Sinta se está sendo abdominal (ao inspirar o abdomem se expande ao expirar se contrai) ou toráxica (a caixa toráxica se expande e se contrai). Perceba seus batimentos cardíacos. Ouça todos os sons, próximos e distantes.

Sinta as fragrâncias da sala, do local (pode ser ao ar livre). Perceba o ar, sua textura, sua temperatura. A luz e a sombra que se formam onde seus olhos estão pousados são também percebidas. Verifique sua postura, a posição das mãos, da coluna, da língua e oxigene áreas de tensão.

Perceba seus pensamentos. Como se formam, como desaparecem. Veja se pensa em formas, palavras, música, cores, imagens. Qualquer emoção que surja deve ser notada. Assim como seu término. O mesmo para memórias. Entretanto não fique comandando, deixe apenas fluir. Torne-se um com o uno sendo a respiração, os batimentos do coração, a postura correta e seus pensamentos e emoções descobertas, agora você está centrado.

Não desanime tudo é questão de prática, em breve estará craque.

   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

Visualização Criativa - Equilíbrio e Revigoramento

Exercício de Ativação e Alinhamento dos Chakras

Exercícios Físicos para Desbloqueios de Energia

Visualização Criativa - Chuva de Luz

Mantras - Sons para Meditação

Zazen - Exercício de Meditação

Exercício de Energização dos Chakras - Visualização Criativa

Visualização Criativa - Perdão

“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas

Afirmações Positivas para sua Prática

Exercícios para Detectar Crenças e Diminuir Ansiedade

Sustentação da Auto-Estima


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br