Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Exercícios

Mantras - Sons para Meditação


A palavra mantra é composta pelas sílabas man (mente) e tra (entrega), em sânscrito, antigo idioma da Índia.

Todos sabemos ou já ouviram falar que a palavra falada possui um poder muito forte e profundo na mente das pessoas, tanto positiva quanto negativamente. Quando algum enfermo escuta palavras de ânimo, de alento, parece que uma nova força toma conta de sua alma, dando-lhe mais otimismo e segurança para seu restabelecimento. Tanto é que recomendamos falar com doentes em coma, pois ajuda em sua recuperação. O contrário também é verdadeiro as palavras negativas também tem o mesmo peso e a mesma força. Trazendo consequências dolorosas.

Verificamos através de alguns estudos que o uso dos mantras sempre foi considerado de seríssima importância. Um relato de um caso antigo: "Encontrando-se num templo de Mistérios Egípcios, o sábio grego Sólon perguntou a um dos mestres ali presentes sobre as possíveis causas do afundamento da Atlântida; esse Mestre afirmou com ênfase que não se podia falar inconseqüentemente sobre desgraças daquela natureza, principalmente num ambiente carregado de energias de altíssima força espiritual, pois se poderia atrair as mesmas circunstâncias". Essa resposta foi suficiente para calar o filósofo grego.

Por isso vemos porque a palavra sempre foi muito bem empregada, sempre foi reconhecida como fundamental para o crescimento e desenvolvimento de nossos poderes internos, de nossa saúde emocionl e física, além da ampliação do nosso nível de Consciência.

Os magos afirmavam que os sons que emitimos obedecem à Lei cósmica do Retorno, ou seja, à lei da Causa e Efeito, ou Karma. Toda ação gera uma reação proporcional e em sentido contrário, em três níveis: físico, mental e conscientivo.

Os mantras foram usados para diversos fins: curativos, mágicos, ritualísticos, conscientivos, espirituais. Devido ao desconhecimento da Anatomia Oculta do Homem, somente poucos estudiosos sabem dos verdadeiros efeitos das palavras mantralizadas, que vibram primeiramente em nossa Alma, ressoando nos Chacras, nos canais energéticos (Meridianos) e sobre os estados de Consciência.

Por isso, esses estudiosos, principalmente hindus e maias, enfatizam a idéia de que nosso corpo e nossa alma são a resultante de um Alfabeto Cósmico e cada fonema vibra em determinadas regiões de nosso organismo, atuando terapêutica e magicamente sobre o próprio mantralizador. Ou seja, somos um instrumento musical que deve vibrar com as mais deliciosas melodias cósmicas. As escolas tradicionais ensinam a entoação dos mantras nos sons da escala musical, mas você pode tentar do modo que mais lhe agradar e que sentir que lhe é mais agradável e eficiente. Você também pode recitar os mantras interiormente, sem emitir som algum.

Alguns Mantras e suas Finalidades

Om Mani Padme Hum

(Lê-se om manipadme run)

Significa "Da lama nasce a Flor de Lótus", isto é, nas maiores dificuldades encontramos as oportunidades preciosas e temos acesso aos presentes de Deus. É um dos mantras mais praticados no mundo.

Om Shanti Om

(Lê-se om chanti om)

Mantra de paz do Hinduísmo, pode ser apenas uma saudação, ou se repetido várias vezes, induz a um estado de relaxamento profundo, calma interior e bem estar. Indicado também para elevar a consciência durante a prática da meditação.

Om Namha Shivaya

(Lê-se on namachiváia)

Relacionado ao deus Hindu Shiva, que representa o poder da consciência. As sílabas ajudam a despertar os princípios que governam os primeiros cinco chakras, básico, umbilical, plexo solar, cardíaco e laríngeo. Deve ser repetido 4 vezes sempre com uma pausa longa entre as repetições.

Om Sri Ganeshaya Namaha Om Ganesha Om

(Lê-se om siri ganecháia namarrá om ganecha om)

Também relacionado com o deus Hindu Ganesha, da alegria e dos caminhos, facilita a abertura e a finalização de processos. Particularmente benéfico quando se quer iniciar um projeto.

Om Hanumate Nama

(Lê-se om ranumate namá)

Mantra para obter prazer na vida, relaciona-se com Hanuman, o deus macaco do Hinduísmo. Sua propriedade é renovar as alegrias e reforçar a mente.

Lam

Chákra Básico - Relacionado a segurança, à sobrevivência e aos instintos primários.

Vam

Chakra Umbilical - Relacionado à expressões das emoções e a alegria de viver.

Ram

Chakra Plexo Solar - Relacionado a vontade e autodesenvolvimento.

Yam

Chakra Cardíaco - Relacionado ao amor ao próximo e a intuição.

Ham

Chakra Laríngeo - Relacionado a expressão (fala) e ao intelecto.

Om

Chakra Frontal - Relacionado a intuição e às aptidões intelectuais. Mantra: Om

Ficar em Silêncio

Chakra Coronário - Relacionado a espiritualidade, não tem mantra.

   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

Visualização Criativa - Equilíbrio e Revigoramento

Exercício de Ativação e Alinhamento dos Chakras

Exercícios Físicos para Desbloqueios de Energia

Visualização Criativa - Chuva de Luz

Mantras - Sons para Meditação

Zazen - Exercício de Meditação

Exercício de Energização dos Chakras - Visualização Criativa

Visualização Criativa - Perdão

“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas

Afirmações Positivas para sua Prática

Exercícios para Detectar Crenças e Diminuir Ansiedade

Sustentação da Auto-Estima


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br