Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Exercícios

Exercícios Físicos para Desbloqueios de Energia


Os três exercícios seguintes de contração, são altamente eficientes para a liberação de energias bloqueadas dos chakras, ensinado por Keith Sherwood.

Os efeitos dos exercícios descritos a seguir são imediatos, beneficiando e harmonizando todo o organismo. A melhor forma de fazê-los é deitado no chão ou sentado com as costas o quanto possível eretas, na posição de Lótus ou apoiando-se nos calcanhares. Fechamos os olhos e procuramos entrar num estado de calma. Nossa respiração é tranqüila e relaxada. Alguns praticantes começam uma lenta contagem regressiva, de dez até zero, depois do que entram num estado de relaxamento cada vez mais profundo.

1º exercício: A contração do Chakra Básico

Respiramos calmamente e tentamos então contrair ao máximo o abdômen na parte inferior da bacia. Inicialmente, contraímos o esfíncter do ânus, retraindo-o como se quiséssemos impedir o esvaziamento do intestino. Em seguida, contraímos os órgãos sexuais tão intensamente quanto possível. Para finalizar, tentamos ainda retrair o abdômen na região do umbigo, em direção à coluna vertebral. Esse último passo do exercício firma as duas contrações anteriores, pois com isso o intestino grosso e os órgãos sexuais são puxados para cima, na parte posterior do corpo.

Conseguimos agora um estado de contração máxima do abdômen e tentamos mantê-lo por alguns segundos, para então relaxar totalmente e voltar à nossa situação inicial. Depois de uma curta pausa, repetimos o exercício com seus três passos e mantemos a contração em toda a região da bacia por alguns segundos, passando em seguida para a descontração e o relaxamento.

Agora, repetimos o mesmo exercício pela terceira vez. Depois disso, permitimo-nos alguns minutos de repouso, permanecendo com a consciência na parte do corpo que estamos exercitando. Esse exercício de contração dissolve, sobretudo, os bloqueios no primeiro e segundo chakras e estimula a energia Kundalini. A sensação de calor ou de energia que surge é perfeitamente normal e gratificante.

2º exercício: A contração do diafragma (O diafragma consiste em músculos e tendões que separam a cavidade abdominal da cavidade toráxica.).

Ainda nos encontramos no estado relaxado de calma e serenidade interior. A respiração é calma e uniforme. Ao exalar, tentamos contrair o diafragma para cima, de modo que se eleve na direção do tórax. Com isso os órgãos do epigastro são simultaneamente comprimidos para trás, na direção da coluna vertebral. Também tentamos manter essa contração vigorosa por alguns segundos. Depois disso, relaxamos por uns instantes, descontraindo-nos totalmente, e repetimos o exercício mais duas vezes.

Na pausa que se segue permanecemos novamente com a atenção voltada para o local do exercício. Via de regra, sentimos ali um formigamento, mais ou menos intenso, ou uma vibração; algumas pessoas sentem um ligeiro calor ou até um forte aquecimento. Essa reação é causada pela energização do Chakra do Plexo Solar. Nisso uma parte da energia liberada sobe para o Chakra Cardíaco, que também é ativado através desse exercício. Nasce assim um sentimento de profunda satisfação interior. Ficamos totalmente relaxados.

Depois de alguns minutos de calma profunda, passamos para o terceiro exercício.

3º exercício: A contração do pescoço

Nesse exercício, inalamos pelo nariz e tentamos, a partir do nosso estado de relaxamento, encolher simultaneamente o pescoço e o queixo na direção ao corpo, isto é, forçando-os para baixo. Ao mesmo tempo, levantamos os ombros, de modo que o pescoço fique cada vez mais enterrado nos ombros. Essa posição também é mantida por alguns segundos enquanto nos concentramos na nuca. Em seguida, descontraímo-nos outra vez totalmente, e esperamos pelo efeito do exercício. Depois de alguns segundos, repetimos o exercício e nos descontraímos mais uma vez. Repetimos tudo uma terceira vez, relaxando e descontraindo-nos outra vez por alguns segundos.

Esse terceiro exercício de contração dissolve as energias bloqueadas no Chakra Laríngeo e limpa esse importante canal que liga a cabeça ao coração. Quando aqui o fluxo de energia está de novo livre, sentimos um forte ardor na nuca e na região dos ombros, acompanhado de um sentimento de força interior, de honestidade e de autoconfiança. As forças do Yin e do Yang são harmonizadas e equilibradas através desses exercícios.

Ao executar em seqüência os três exercícios de contração aqui descritos, você poderá constatar imediatamente uma nítida melhora no seu bem-estar geral. Mesmo assim, recomendamos que não exagere nesse exercício. Duas vezes por dia, de manhã e à noite, são suficientes no início.

Quem já dispõe de alguma experiência pode praticar o exercício de contração, na mesma seqüência, várias vezes seguidas. Aqui, todavia, devemos estar sempre atentos ao nosso bem-estar. Nunca devemos ultrapassar nossos limites naturais interiores, que nos mostram claramente quando é suficiente.

Para muitas pessoas, esses exercícios tornaram-se um ingrediente constante da vida, e assim também para nós, pois necessitamos apenas de alguns minutos para isso e o resultado é extraordinário. Contudo, não é o conhecimento que nos faz progredir, mas a prática diária desses exercícios sobremaneira eficazes.




   Comentários
Nossos leitores já fizeram 1 comentário sobre este artigo:
 

De: Dante Galiotto (em 26/10/2007 - 08:59)
Funciona
Aprendi estes exercícios a alguns anos e pratico-os sempre que lembro. Atesto que uma pessoa consegue sair de uma depressão praticando estes exercícios e trabalhando a energia sexual.

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

Visualização Criativa - Equilíbrio e Revigoramento

Exercício de Ativação e Alinhamento dos Chakras

Exercícios Físicos para Desbloqueios de Energia

Visualização Criativa - Chuva de Luz

Mantras - Sons para Meditação

Zazen - Exercício de Meditação

Exercício de Energização dos Chakras - Visualização Criativa

Visualização Criativa - Perdão

“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas

Afirmações Positivas para sua Prática

Exercícios para Detectar Crenças e Diminuir Ansiedade

Sustentação da Auto-Estima


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br