Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Exercícios

Sustentação da Auto-Estima


Leia o texto abaixo por 21 dias seguidos e deixe que estas frases se incorporem em sua mente. Se, de fato, fizer isto, irá criar novos questionamentos sobre suas atuais atitudes consigo mesmo(a) e perceberá mudanças significativas em sua auto-estima.

Leia em voz alta:

Tenho o direito de viver. Sou muito valioso para mim mesmo. Tenho o direito de honrar minhas necessidades e vontades, de considerá-las importantes. Não estou neste mundo para corresponder às expectativas alheias; minha vida pertence a mim.

Aceito que isso é igualmente verdadeiro para os demais seres humanos. Cada pessoa é dona de sua própria vida; ninguém veio a este mundo para corresponder às minhas expectativas. Não me vejo como propriedade de mais ninguém, e não vejo ninguém como propriedade minha. Sou capaz de ser amado. Sou admirável.

Em geral, serei amado e respeitado por aqueles que amo e respeito. Minha conduta com os outros deve ser gentil e correta, e a dos outros comigo, também. Mereço ser tratado por todos com delicadeza e respeito. Se me tratam de modo indelicado e desrespeitoso, é um reflexo deles e não meu.

Só será um reflexo meu se eu aceitar como certa essa forma de me tratar. Se alguém de quem gosto não corresponde aos meus sentimentos, pode ser decepcionante e até doloroso, mas isso não reflete o meu valor pessoal. Nenhum indivíduo, ou grupo, tem o poder de determinar como vou pensar e sentir a respeito de mim mesmo.

Confio no que penso. Vejo o que vejo e sei o que sei. Se eu for perseverante, conseguirei entender o que é preciso que eu entenda. Se eu for perseverante e se meus objetivos são realistas, tenho competência para atingí-los. Tenho competência para lidar como os desafios básicos da vida. Mereço a felicidade.

Eu sou "bastante", ou seja, tenho o direito básico de aceitar a mim mesmo como sou, o que não quer dizer que não tenho mais nada a aprender e nada para crescer.

Sou capaz de me recuperar de uma derrota. Tenho o direito de cometer erros; essa é uma maneira de eu aprender. Os erros não são motivos para a auto condenação.Não sacrifico meu julgamento, não procuro fazer com que minhas convicções pareçam diferentes do que são em nome da popularidade e da aprovação.

Não é o que "eles" pensam; é o que eu sei. O que eu sei é mais importante para mim do que uma crença errônea de qualquer outra pessoa. Ninguém tem o direito de me impingir idéias e valores que não aceito, assim como não tenho o direito de impingir minhas idéias e valores aos outros.

Se meus objetivos forem racionais, mereço sucesso naquilo que tentar. Felicidade e sucesso são condições naturais para mim, assim como a saúde. Auto-desenvolvimento e auto-satisfação são objetivos morais apropriados. Minha felicidade e auto-realização são propósitos nobres.

Pronto! Agora leia mentalmente:

Tenha sempre coragem em todas as circunstâncias da vida. Por piores que lhe pareçam as dificuldades, tenha a certeza de que pode superá-las com a persistência e a força que provém do seu íntimo.

Deus está dentro de você, agora e sempre, pronto a dar-lhe energia, vigor, ânimo e incentivo. Basta apenas procurá-lo. Confie sempre na bondade do infinito "Pai", que jamais desampara a nenhum de seus filhos.

Resolva seu problema! Há muito tempo você se propõe reformar sua vida, melhorar seus atos, cessar definitivamente suas fraquezas. Vamos então, começar a partir deste momento. Não deixe para depois o que se pode fazer hoje. De certo você não há de mudar do dia para a noite, mas comece já. E se cair novamente não desanime: Saiba recomeçar quantas vezes for preciso!

Pense positivamente! Nossos pensamentos emitem ondas que irradiam do nosso cérebro, formando um campo mental que é peculiar a cada pessoa. Atraímos para nós todas as ondas semelhantes de acordo com o tipo de pensamento. Se você pensar negativamente, atrairá para si pensamentos também negativos, piorando seu estado. Pense positivamente para atrair apenas pensamentos positivos de paz e de prosperidade. Não precisa pensar que as dificuldades não existem, mas sim de que conseguirá passar por elas forte e sairá ainda melhor.

Seja o mesmo dentro e fora do seu lar. O lar é a sociedade em miniatura e a sociedade é o lar ampliado. Num e noutro, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos e calmo na confiança em si mesmo. O "homem" é o que é, e a manifestação externa reflete o estado íntimo de sua alma.

Procure dar uma boa palavra, um sorriso, um gesto de incentivo, um pensamento generoso. Não pense de forma materialista. Observe o quanto podemos dar sem nos faltar e você sentirá uma das grandes verdades do universo: "É dando que se recebe".

Mas tenha clareza de que é necessário o "dar e o receber" e se isso não está sendo estabelecido nas tuas relações é porque está ocorrendo alguma desarmonia e portanto é preciso uma análise do que está falhando para que isso aconteça. Os relacionamentos que estão polarizados, isto é, um só dá e o outro só recebe, tem a tendência a terminarem. Se é você que está dando mais, diminua um pouco e verá que o outro lado irá compensar este "quantum" de energia para que o equilíbrio se estabeleça.

"Levante todos aqueles que caírem ao seu redor pois você não sabe se mais tarde tropeçará em algum deles". Estas palavras de André Luiz nos alertam quanto ao dever de ajudar a todos que caem, não só física, como moralmente. Não critique ou menospreze quem cair, ajude-o a erguer-se tal como você gostaria que lhe fizessem se fosse o seu caso, mas não queira ser o Salvador de ninguém. Só se salva quem quer e para aqueles que querem você poderá estar aberto a ajudar.

Se você não sabe perdoar nem esquecer, é sinal de que não compreendeu ainda a verdade e o caminho a seguir. Procure perdoar e esquecer as mágoas e as ofensas, as intrigas e as calúnias. Perdoe e siga o seu caminho! ...Quando o caluniador abrir os olhos, você estará tão longe dele, que não poderá mais ouvir sua voz cheia de veneno.

Se alguém lhe mostrasse uma semente escura e feia, dizendo dentro dela havia uma bela e perfumada flor, você acreditaria, porque sabe que da semente, cultivada em terra fértil, nasce a planta que produz a flor. Pois bem, se eu lhe dissesse que dentro de você existe também uma semente e que dela, por mais imperfeita que possa parecer, nascerá, purificada e bela, uma excelente pessoa, você provavelmente duvidaria!

Pois bem, providencie a terra fértil e verá que o milagre da vida acontece para todo o tipo de semente. Tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal. Mas seja paciente, não esperando que tudo lhe chegue de imediato. Há tempo para tudo!... E tudo que é seu virá às suas mãos no momento oportuno. Saiba esperar... Aguarde com paciência que os frutos amadureçam para que possa apreciar devidamente sua doçura e o seu sabor.

Pensamentos de André Luiz, com as palavras de Elizabeth.

Decore e Fale Mentalmente em todos os momentos de fragilidade:


Sou Perfeito, Alegre e Forte
Tenho Amor e muita Sorte
Sou Feliz e Inteligente
Vivo Positivamente Tenho Paz, sou um Sucesso
Tenho Tudo o que eu peço
Acredito Firmemente no Poder da Minha Mente
Porque há Deus no Meu Inconsciente.

Padre Lauro Trevisan, ensinou este exercício acima.


Existem 4 coisas na vida que não se recuperam:
- a pedra, depois de atirada (agressão);
- a palavra, depois de proferida;
- a oportunidade, depois de perdida e
- o tempo, depois de passado.

   Comentários
Nossos leitores já fizeram 4 comentários sobre este artigo:
 

De: Manuella (em 14/03/2016 - 08:36)
"Busca e acharás"
Venho buscando este autoencontro, o autoperdão, o resgate e o fortalecimento da autoestima. Há quanto tempo? Toda a minha vida.
Aqui encontrei ferramentas novas, vou usá-las. Senti uma emoção forte ao ler o exercício em voz alta, e também ao descobrir as referências (Joanna de Angelis e André Luiz me são tão caros!).
Obrigada pela dedicação neste trabalho, pela luz que aqui encontrei.

De: Ana Maura Sousa (em 22/03/2015 - 00:20)
Foi Deus que me guiou até esse site.
Beth, muito obrigada!
Há 10 anos que passo de psicólogo para psicólogo sem sentir mudanças.
Ao ler alguns artigos e ver esse exercício volto a acreditar que posso encontrar a cura para meus transtornos.

De: jose antonio (em 06/02/2015 - 13:29)
Parabéns pela criatividade
Sou terapeuta a mais de 30 anos, e minha linha de trabalho é eliminação de dores e também de emoções negativas.
Este seu exercício é bem parecido com uma das técnicas que faço.
Desenvolvi alguns equipamentos terapêuticos que devem mudar a terapêutica das dores e das emoções.
1º É o Tenkiu Super, ele tem eliminado até crises de Rins em apenas 10 segundos.
2º É o Kiemojam, este tem eliminado em apenas uma consulta fobias, medos, traumas, tristezas, enfim, toda situação que nos incomoda e acabam nos limitando de viver melhor e plenamente.
Tem se tornado o braço direito de todos os terapeutas.
Só lamento não poder copiar para meu pc.
Abraços Terapêuticos Beth.
Jose Antonio

De: ANA PAULA ALVES (em 26/12/2013 - 13:48)
Verdades que qualquer ser humano deveria ler.
Obrigada ao site por propiciar-me a leitura e mentalização deste texto. Abraços!

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

Visualização Criativa - Equilíbrio e Revigoramento

Exercício de Ativação e Alinhamento dos Chakras

Exercícios Físicos para Desbloqueios de Energia

Visualização Criativa - Chuva de Luz

Mantras - Sons para Meditação

Zazen - Exercício de Meditação

Exercício de Energização dos Chakras - Visualização Criativa

Visualização Criativa - Perdão

“Os Cinco Porquês” - Facilita o processo interno na busca de respostas

Afirmações Positivas para sua Prática

Exercícios para Detectar Crenças e Diminuir Ansiedade

Sustentação da Auto-Estima


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br