Tema: Artigos
Regressão de Memória, Hipnose e Psicoterapia
As últimas décadas trouxeram um grande avanço com a integração da hipnose, da regressão e outras técnicas às ferramentas clássicas da psicologia, facilitando muito a tarefa dos psicólogos de algumas abordagens.
O processo de regressão de memória utiliza técnicas de relaxamento, também de hipnose, em alguns casos, procurando liberar bloqueios que os pacientes têm para expressar seus dramas pessoais. O psicólogo pode explorar um aspecto específico ou pode deixar que o paciente conduza o processo, procurando por pontos importantes em sua vida, colaborando com a atenuação de distúrbios como depressão, irritabilidade, problemas de relacionamento, etc.
Um dos fatores que dificultam a aceitação da regressão de memória pelos pacientes, refere-se ao uso da hipnose. Essa palavra costuma vir associada a shows de TV, onde o hipnotizador faz o que quer com as pessoas hipnotizadas, por exemplo quanto a pessoa come uma cebola pensando que é uma maçã. Deve-se notar que a hipnose aplicada no processo de regressão quando necessário, nada tem a ver com estes espetáculos.
Pelo contrário, é uma técnica totalmente segura em que o paciente fica consciente o tempo todo, e vai lembrar de cada detalhe da vivência. Aliás, é exatamente este o objetivo da regressão: trazer para o nível consciente vivências e emoções do passado que estão esquecidas. Durante o processo o paciente pode "acordar" a qualquer momento em que se encontre em uma situação desconfortável, o papel do psicólogo é orientar o processo e colher informações em busca da resolução dos problemas reclamados.
A regressão pode fazer o paciente se recordar com perfeição de fatos ocorridos ao longo da vida, podendo retornar à adolescência, à infância e à vida intra-uterina. Continuando o processo, podemos retornar inclusive à uma vida anterior. Quer dizer então que o paciente precisa aceitar a teoria da reencarnação ou o espiritismo? Não, absolutamente. O paciente pode ou não aceitar a reencarnação, mas isto realmente não interessa. O importante é que ele está trazendo conteúdos inconscientes que podem ser reais ou fictícios, mas que devem ser trabalhados por um profissional especializado e de qualquer maneira se beneficiará com o tratamento.
Aliás, este é um detalhe importante: a regressão de memória é um processo terapêutico e deve ser aplicado por profissionais habilitados e em busca de uma solução para um problema específico. Não se deve fazer regressão só por curiosidade, para saber que personalidade tivemos numa vida passada. A regressão é uma ferramenta poderosa que pode trazer à tona aspectos críticos do paciente, que deverão ser analisados e trabalhados para remover o trauma e melhorar a condição de vida da pessoa. Comentários | Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!! Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação. |
Mais tópicos relacionados:
Regressão de Memória, Hipnose e Psicoterapia
|