Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Artigos

Atitudes Transformadoras


Como psicóloga clínica entro em contato com muitas pessoas e percebo que existe uma busca muito grande por respostas mágicas e soluções imediatas como se, num passe de mágica, as mudanças desejadas começassem a acontecer.

Mas as coisas não são assim! É preciso um trabalho de persistência, de participação e busca por seu próprio bem estar.

Mas por onde começar? Bem, existem algumas práticas simples, porém fundamentais, para a melhoria pessoal de cada um, levando em conta aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.

Com certeza começar com novas atitudes trará grandes mudanças. Acompanhe as sugestões a seguir:

Sua casa reflete seu estado de espírito — Coloque intenção e organize todos os espaços de seu lar. Comece pelos ambientes e termine por arrumar armários e gavetas. Se o desânimo aparecer, proponha-se a organizar um ambiente por dia, uma gaveta por semana, até terminar. Com o tempo, perceberá que tudo ficou mais organizado e aberto para o novo. Não existe uma maneira certa para fazer uma boa arrumação — na dúvida, opte pela praticidade. O importante é que todos se sintam bem com a arrumação da casa e sempre consigam achar o que estão procurando.

Liberte-se do velho para que o novo possa entrar — Separe os objetos que não usa há pelo menos 1 ano. Nesse período você teve várias oportunidades de colocar aquela calça que comprou num impulso, de levar aquele jogo de toalhas de banho ou de lençóis já muito gastos para a casa de praia, de arrumar aquele liquidificador que ganhou quando se casou. Se não o fez até o momento, chegou a hora de doar. Todos os objetos parados, sem uso, são resíduos de energia estagnada.

Mantenha a casa limpa e perfumada — Para que sua casa tenha boas vibrações, é importante a higienização física e energética. Coloque flores e plantas em todos os ambientes. Elas ajudam a restaurar o equilíbrio e a harmonia do ambiente, deixando-o sempre com alto astral. Evite brigas, gritarias e palavrões. O diálogo com amor e compreensão é o melhor caminho para manter um lar em paz.

Cuide do corpo — O corpo é a casa do espírito, e deve ser bem tratado. Frutas e verduras dão maior disposição e alegria e a grande quantidade de fibras ajuda na digestão e no bom funcionamento do intestino, nosso segundo cérebro. Beber água também é um fator importante e o recomendado são 8 copos - aproximadamente 2 litros diários.

Pratique esporte, faça exercícios — A transpiração retira toxinas do organismo. Para que a atividade seja constante e prazerosa, faça o que realmente gosta. Ande descalço sobre a grama, areia, terra ou na água, pelo menos uma vez por semana, para retirar todas as energias negativas que estejam acumuladas.

Atenção às cores — Ao vestir-se, busque as cores mais apropriadas ao momento, lembrando que certos tons induzem à alegria e descontração, proporcionando também saúde e bem-estar. Na tristeza, procure usar cores alegres (tons de amarelo e laranja); no mau humor, vista roupas que sugiram calma e introspecção (tons de azul, verde e violeta); na indisposição, roupas de cores estimulantes (vermelho ou laranja). A cor preta deve ser evitada por pessoas tristes, deprimidas e com baixa estima.

Aprenda a respirar corretamente — É fundamental praticar constantemente a respiração diafragmática. Imagine que seu abdomen é uma bexiga, ao inspirar irá enchê-la e ao expirar vai esvaziá-la. Treine, e verá que seu rítmo de viver a vida reflete a respiração e vice-versa.

Mantenha a mente ativa e aberta — Pensando no aspecto mental, a dica é estar sempre entrando em contato com novos conhecimentos através de leituras, palestras, cursos. Grupos de estudo e de terapia são ótimos para essa prática, que está relacionada também ao desenvolvimento emocional e espiritual.

Viva o presente — Não guarde mágoas e não magoe. Perdoe a todos e principalmente perdoe você mesmo pelo que fez ou deixou de fazer. Lembre-se que fez o melhor que podia naquele momento.

Conheça-se, e cuide dos pensamentos — Psicoterapia, visualização criativa, meditação, ioga e relaxamento são algumas práticas que auxiliam na busca do auto-conhecimento, a entrar em contato com nossa essência e com nossos desejos mais íntimos. Seja seu melhor amigo e se dê um presente, determinando algum tempo da sua semana para alguma dessas práticas que só lhe trarão crescimento e maior disposição no dia-a-dia.

Faça uma faxina emocional e espiritual — Descubra padrões negativos registrados pela sua mente, refletindo sobre coisas que deseja, mas que nada faz para realizar. Feito isso, determine que sonho quer realizar e movimente-se nesse sentido. Transforme todos os seus desejos em aprendizado e experiência. Viva! Somente assim você crescerá e será feliz.

Melhor que o otimismo use o entusiasmo — Se você pensa que pode ou se pensa que não pode de qualquer forma você está certo! A pessoa otimista acredita que alguma coisa vai dar certo, mesmo que tudo se mostre contrário. Ela espera que algo externo aconteça e transforme a realidade em que vive. Ja a pessoa entusiasmada acredita na sua própria capacidade de transformar as coisas, de fazer dar certo, acredita em si mesma e realiza, transformando sua vida. Esse é o ponto principal que irá permitir que todas as outras ações sejam tomadas.

A pessoa entusiasmada, age entusiasticamente. Algumas pessoas ficam esperando ter as condições ideais primeiro, jamais se entusiasmando com alguma coisa. Não percebem que o entusiasmo permanente é que traz uma nova visão da vida. Se você não sabe como dar os primeiro passos nesse sentido, então comece por aqui:


• Domine o comodismo
• Faça uma relação das coisas que você precisa vencer
• Acredite que viver é constantemente começar
• Organize as idéias na cabeça e no papel, para administrar bem o seu tempo
• Preste atenção no instante presente
• Aprenda com os insucessos
• Forme um grupo, tenha amigos, discuta seus pontos de vista e ouça o dos outros
• Tente sempre coisas novas, pensamentos, lugares, atitudes...

Acredite em você mesmo! Coloque seus projetos em prática, fazendo uma planilha de suas metas. Consulte o artigo “As 5 Fases para a Realização do seu Projeto para 2009”. Comece hoje, não deixe para amanhã.

   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psiquiatria

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto de Ano Novo

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

O Amor e os Relacionamentos

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br