Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Tipos de atendimento psicológico
Artigos, pesquisas e ensaios
Mensagens para Reflexão
Para ler e assistir na cama
Material de Apoio aos Livros
Cristais (terapia)
Cromoterapia
Exercícios terapêuticos
Atendimentos
Regressão de memória e TVP
Florais de Bach
Constelação Familiar
Visualização Criativa

 

Tema: Artigos

Intervenção Terapêutica - Chakras


Existem basicamente dois caminhos para influenciar nossos chakras no sentido de liberação e harmonização. O primeiro caminho consiste em expor os chakras a vibrações de energia aproximadas às freqüências nas quais vibra, por natureza, um chakra harmônico e livre de bloqueios. Essas vibrações energéticas são encontradas, por exemplo, nas cores puras e brilhantes, em pedras preciosas, em sons e óleos aromáticos, bem como nos elementos e nas diversas formas de expressão da natureza. Descreveremos a aplicação prática para terapia desses meios ao final.

Tão logo surjam em nossos chakras freqüências mais elevadas e puras do que as atualmente existentes, elas começam a vibrar com mais rapidez, e as freqüências mais lentas dos bloqueios dissolvem-se progressivamente. Novas energias vitais poderão então ser absorvidas pelos centros de energia e transmitidas sem empecilhos aos corpos etéricos. É como se uma brisa refrescante passasse pelo nosso sistema energético. O prana que aflui carrega o corpo etérico que, por sua vez, transmite a energia ao corpo físico. Ele penetra no corpo emocional e no mental, inicia assim a liberação dos bloqueios, uma vez que suas vibrações são mais lentas do que as da energia afluente. Finalmente, os nádis do sistema energético inteiro são carregados de energia vital, e o corpo, a mente e a alma começam a vibrar mais intensamente, irradiando saúde e alegria.

Quando, durante o processo de purificação e limpeza, as energias bloqueadas são liberadas, seus conteúdos entram mais uma vez na nossa consciência. Com isso, podemos novamente vivenciar as mesmas impressões que originaram os bloqueios - nossos temores, nossa ira e nossas dores. Doenças físicas podem surgir uma última vez à tona antes de serem eliminadas por completo. Durante esses procedimentos, podemos nos sentir inquietos, irritadiços ou muito cansados. Tão logo os canais para as energias estejam livres, passamos a sentir uma profunda alegria, serenidade e lucidez.

Na realidade, os bloqueios do nosso sistema energético são liberados apenas na proporção em que estivermos dispostos a encarar, partindo do nosso desenvolvimento como um todo, os aspectos indesejados e reprimidos do nosso ser, e nos mostrarmos dispostos a dissolvê-los através do nosso amor.

O outro caminho é a atitude interior da aceitação incondicional que leva ao relaxamento completo, que é o contrário do espasmo, do bloqueio. Enquanto rejeitarmos algumas facetas de nossa personalidade consciente ou inconscientemente, e enquanto julgarmos a nós mesmos e com isso condenarmos e repelirmos partes do nosso ser, será mantida uma tensão que impede o total relaxamento e, com isso, a dissolução dos bloqueios.

Encontramo-nos freqüentemente com pessoas que afirmam não ter condições de relaxar completamente. Essas pessoas necessitam constantemente, de algum tipo de distração ou atividade, mas tão logo alcançam uma paz exterior, sentem uma inquietação interna. O mecanismo da autocura nessas pessoas é tão ativo que os bloqueios começam a se dissolver tão logo um pouco de calma penetre o sistema de energia. Todavia, como desconhecem esse mecanismo, elas procuram continuamente uma atividade, reprimindo com isso a liberação e a purificação das energias bloqueadas.

Outras pessoas se enclausuram no corpo mental, para fugir do confronto com os conteúdos do corpo emocional. Nelas, todas as experiências passam pelo intelecto. Elas analisam, interpretam e categorizam, mas nunca entram com todo o seu ser numa experiência.

Em outras ocasiões, encontramos pessoas que tentavam forçar a abertura dos chakras, praticando, por exemplo, certos exercícios da Ioga-Kundalini em excesso e sem orientação, sendo a seguir inundadas pelos conteúdos inconscientes do respectivo chakra. Através das tentativas de reprimir esses conteúdos, poderão se formar novos bloqueios e, às vezes, até mais profundos. Também não é raro que alguém que tenha percorrido o caminho espiritual ative somente os chakras superiores, mantendo inconscientemente o bloqueio nos chakras inferiores, uma vez que não quer identificar-se com os conteúdos que se liberam.

Essas pessoas podem vivenciar eventos maravilhosos no âmbito dos seus chakras superiores e, mesmo assim, poderá sentir, bem no seu íntimo, carência ou vazio. A satisfação incondicional, a sensação de plena vitalidade e proteção na vida só podem acontecer quando todos os chakras estiverem abertos por igual e quando suas freqüências vibrarem no nível mais alto que lhes é possível atingir.

A atitude da aceitação total requer, todavia, muita honestidade e coragem. Ser honesto significa, nesse sentido, a disposição de nos vermos com todas as fraquezas e pontos negativos, e não como gostaríamos de ver a nós mesmos. Coragem é a disposição de admitir e aceitar aquilo que é verificado. É a coragem de dizer sim a tudo, sem excluir nada.

Aceitamos as críticas a nosso respeito feitas pelos nossos pais, para nos assegurarmos do seu amor. Reprimimos certas emoções e desejos para corresponder às expectativas da sociedade, de um grupo, ou também à imagem que fazemos de nós mesmos. Renunciar a isso significa nos sentirmos, no nosso interior, inteiramente por nossa própria conta e, como pressupomos erroneamente, perder o amor e o reconhecimento dos outros.

Contudo, é apenas o ato da recusa, da negação, que ocasiona a forma de expressão negativa das energias no nosso interior. As emoções reprimidas "se rebelam" apenas porque as rejeitamos, em vez de ir ao seu encontro com amor e compreensão. Quanto mais fortemente forem reprimidas, tanto mais "perversas" e importunas se apresentam, até que um dia as libertemos da sua prisão através do nosso amor.

Por trás de cada emoção está, afinal de contas, o desejo de recuperar o estado primitivo, paradisíaco, da unidade. Todavia, tão logo nos ajustamos ao ponto de vista global da atualidade, de só aceitar como verdadeiro o plano da realidade perceptível através dos nossos sentidos físicos e da compreensão racional, esse desejo de se tomar uno, esse desejo da unidade com a vida, torna-se uma pretensão. Nosso desejo de ter uma pessoa, uma posição, amor e reconhecimento, bem como bens materiais, contudo, será contínuamente frustrada, ou não nos levará, com o passar do tempo, à plenitude esperada, que só pode ser conseguida através da unidade interior.

Por temer novas desilusões, reprimimos nossas energias - e o nosso sistema energético fica bloqueado. As energias que fluem são distorcidas pelo bloqueio e se expressam como emoções negativas que, por sua vez, freqüentemente tentamos oprimir e refrear, a fim de não perdermos o afeto dos nossos semelhantes.

Esse circuito pode ser interrompido quando dedicamos uma atenção sem reservas às nossas emoções. No mesmo instante, o sistema energético começa a se transformar, pois reconhecemos, finalmente, que se trata de energias que se formaram pelo desejo de unidade e que foram bloqueadas na sua expressão original. Tornam-se então uma força que nos ajuda no caminho da realização.

Uma simples analogia pode elucidar esses relacionamentos. Quando você tem medo de uma pessoa, e a rejeita, nunca a conhecerá totalmente. De outro modo, ao dedicar-lhe sua atenção e deixando-a sentir o seu amor incondicional, ela se abrirá progressivamente. Ela reconhecerá que, por trás do seu comportamento negativo, que você condenou, não existe mais nada a não ser o desejo frustrado de realização. Sua compreensão irá ajudá-la a empreender o caminho da verdadeira plenitude. Nessa analogia, o que lhe acontece emocionalmente não é diferente do que ocorre com essa pessoa.

A atitude que descrevemos, da aceitação sem preconceitos, corresponde à postura do nosso Eu superior. Admitindo-a conscientemente, abrimo-nos às vibrações do líder interior, e transmitimos-lhe a tarefa de nos conduzir à plena cura e unidade.

O Eu superior é aquela parte da nossa alma que nos une ao Ser divino. Ela não é limitada pelo espaço nem pelo tempo. Por esse motivo, tem acesso a qualquer momento ao conhecimento total que envolve a vida no universo, bem como a nossa própria. Quando nos entregamos à sua liderança, leva-nos pelo caminho mais curto e direto à unidade interior, dissolvendo os bloqueios do nosso sistema de energia tão suavemente quanto possível.

Tão logo tenha aprendido a se amar e a se aceitar inteiramente, você irradiará essas vibrações através da sua aura, e atrairá experiências e eventos correspondentes no mundo exterior. Isso significa que, precisamente agora, você ganha o amor e o reconhecimento dos outros, cuja perda tenha temido. As pessoas começam a considerá-lo em conformidade com o seu verdadeiro ser, e o admiram, possivelmente, pela sua coragem de expressar totalmente aquilo que você realmente é. O amor autêntico e os relacionamentos só são possíveis nessas circunstâncias.

No seu caminho do desenvolvimento completo, poderão ocorrer fases em que seus chakras estão relativamente bastante abertos, sem que tenham sido dissolvidos todos os bloqueios. Você estará então muito sensível a energias que penetram a esfera da sua aura, mas ainda não irradiará tanta força luminosa a ponto de atrair somente energias benéficas, ou de neutralizar as vibrações negativas do seu meio ambiente.

Quando você permanecer num ambiente tenso, no qual predominem vibrações de insatisfação, inimizade ou agressividade, seus chakras poderão ser carregados com energias negativas, ou poderão se contrair, para se protegerem dessas influências. Em ambos os casos, a conseqüência é o insuficiente suprimento de força vital positiva.

Tão logo os campos energéticos de duas pessoas se toquem ou cruzem, ocorre um imediato intercâmbio e uma influência mútua de energias. Assumimos a outra pessoa energeticamente de modo inconsciente, quer queiramos, quer não. Quando uma pessoa é naturalmente simpática ou antipática para nós, isso é devido à parte predominante das vibrações de energia que sentimos na sua aura. No caso de sentirmos medo, insatisfação ou raiva, essas vibrações não afetam apenas a imagem que fazemos da pessoa, mas também o nosso próprio sistema energético. Quando você, sem motivo aparente, se sentir tenso ou indisposto na presença de uma pessoa, e talvez sinta que tudo no seu interior se contrai, isso se deve à irradiação da aura do outro. De outro modo, quando sentir alegria, amor e serenidade na aura da pessoa, então se sentirá particularmente bem na sua presença, mesmo que não troque uma palavra com ela.

Num grupo de pessoas que se reuniram para um determinado fim, a aura coletiva que se forma pode exercer uma influência tão grande que cada membro do grupo é envolvido por ela. Pensemos apenas no ambiente arrebatador criado tão freqüentemente em meio aos espectadores de um jogo de futebol. Quando, por outro lado, um grupo se reúne para uma devoção em comum, ou para meditar, cada pessoa poderá ser levada a níveis de consciência mais altos do que os que correspondem ao seu estado normal de desenvolvimento.

Também os lugares têm irradiação própria, uma vez que a matéria pode armazenar vibrações. Isso acontece em grandes proporções, principalmente em recintos fechados. Julgamos que a compreensão desses relacionamentos é particularmente importante no trato de crianças pequenas. O sistema energético desses pequenos seres ainda é totalmente receptivo a todos os tipos de vibrações de energia. Eles reagem com especial sensibilidade a cada pensamento afetuoso e a cada sentimento de alegria, mas também a tensões, discórdias e agressividade que ocorram à sua volta. Aqui a proximidade física de um parente ou de uma pessoa de confiança representa uma valiosa proteção, quando a criança, por exemplo, é exposta a vibrações estranhas durante uma saída para fazer compras. A aura do adulto age como pára-choque, absorvendo as energias negativas. Pelo mesmo motivo, é melhor que a criança seja carregada no colo, em vez de ficar deitada num carrinho.

Como adultos, podemos contribuir muito para que os nossos chakras, bem como os de nossos filhos, permaneçam relaxados e abertos. Se bem que, basicamente, atraímos as vibrações e situações correspondentes à nossa própria irradiação de energia, temos certa elasticidade para modelar a nossa vida também exteriormente, de modo consciente. Assim, podemos participar, por exemplo, de atividades nas quais se origina um clima de alegria e amor, ou podemos visitar lugares que irradiem uma energia exaltante e positiva, ou podemos transformar a nossa casa num lugar assim. Cores agradáveis, flores, perfumes e música relaxante contribuem substancialmente para um ambiente harmonioso e prazeroso. Na seleção do programa de TV, nas conversas e atividades entre nossas quatro paredes, podemos dar toques adicionais e criar uma atmosfera na qual o sistema energético de cada um que ali se encontre consiga se recuperar e relaxar das influências negativas.

Também no nível interior você pode realizar algo para se proteger, de modo especial, de influências indesejáveis do mundo exterior. Assim, aconselhamos uma atenção particular durante a terapia da abertura do Chakra do Cardíaco, pois o amor que se irradia tem condições de neutralizar todas as vibrações negativas, podendo, portanto, transformá-las. Nisso está o singular desafio de, junto com outras habilidades, desenvolver também o seu amor.

Com o desenvolvimento do Chakra do Coração você reconhecerá e valorizará, além disso, e cada vez mais, o lado positivo dos outros, e permitirá, automaticamente, que apenas essas vibrações positivas o atinjam. Através da sua avaliação, essas qualidades são simultaneamente reforçadas e animadas. Desse modo, cada encontro poderá representar enriquecimento para ambos os lados.

Uma irradiação ativa constitui, em todo caso, uma boa proteção. Tão logo tenha aprendido a assumir a si mesmo como você é realmente, e a irradiar suas energias abertamente, as vibrações negativas externas não poderão penetrar a coroa de raios que se forma. Mesmo quando estiver totalmente relaxado e sereno no seu íntimo, as tensões da atmosfera não encontrarão ressonância, nem se fixarão ou produzirão influências negativas.

Estamos, naturalmente, conscientes que essas capacidades pressupõem um desenvolvimento bastante acentuado. Por isso, queremos mencionar mais algumas atitudes simples para se proteger de influências indesejadas e de afastar energias negativas.

Quando tiver necessidade de se proteger numa situação, ou desejar reforçar a sua influência, faça de conta que está atraindo uma luz através do seu Chakra Coronário, e em seguida deixe-a sair, com sua imaginação, através do Chakra do Plexo Solar, envolvendo seu corpo num manto de luz protetor que dissolve todas as influências sombrias. Você também pode imaginar a irradiação de luz do Plexo Solar de modo mais forte, como uma ducha ou mangueira d'água que varre todas as vibrações negativas.

Também os óleos aromáticos representam uma proteção bastante eficiente, e deverão ser aplicados diretamente sobre os chakras para essa finalidade. Eles completam a sua aura com a irradiação pura que desprendem, e neutralizam tensões e influências desarmônicas exteriores que penetram na sua aura

Lavanda: O óleo de lavanda age de modo calmante e relaxante sobre um terceiro chakra hiperativo. Suas vibrações suaves e agradáveis ajudam na eliminação e na transformação de emoções acumuladas.

Rosmaninho: O picante óleo de rosmaninho é especialmente apropriado no hipofuncionamento do Chakra do Plexo Solar. Ele anima e estimula, ajudando a vencer a preguiça, além de dar disposição para todo tipo de atividade.

Bergamota: As vibrações do óleo obtido dos frutos da árvore de bergamota estão plenas de luz. Seu odor fresco e cítrico fortalece nossas energias nervosas. confere autoconfiança e auto-segurança.

Um cristal de rocha carregado junto ao seu corpo reforça a qualidade luminosa e a força de irradiação protetora da sua aura. Seu efeito completa-se muito bem com a influência dos óleos etéricos.

Também as roupas íntimas de seda representam uma proteção energética, sendo especialmente recomendáveis para nenês e crianças pequenas. Quando você ficar muito tenso devido a um susto, a um choque ou a uma raiva súbita, é recomendado uma prática bastante eficaz, através da qual poderá liberar imediatamente as energias acumuladas.

Fique em pé, com as pernas ligeiramente abertas, e contraia todos os músculos, por alguns segundos, tão fortemente quanto puder. Caso esteja sozinho, grite o mais alto que puder; caso contrário, basta exalar o ar dos pulmões com toda a força. Repita o exercício até se sentir melhor. Isso dissolve os bloqueios que se formaram devido ao fato de seu sistema de energia não ter suportado o inesperado da situação. Se isso lhe fizer bem, poderá em seguida estirar-se e distender-se vigorosamente, como depois de um sono profundo e recuperador. É interessante observar que o fenômeno da contração muscular, em algumas pessoas, acontece espontaneamente durante a meditação, e justamente naquelas regiões do corpo nas quais os bloqueios estão prestes a ser dissolvidos. Isso representa um sinal evidente da utilidade e eficácia desse exercício.




   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psicanálise

Psiquiatria

Psicologia

Chakras

Intervenção Terapêutica - Chakras

Campo Vibracional das Cores

Propriedades Terapêuticas das Cores

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Regressão de Memória, Hipnose e Psicoterapia

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Regressão de Memória

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Hipnose

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

Cromoterapia

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Origem da Desarmonia do Perispírito

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

Perispírito

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto (pode ser para o Ano Novo)

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção - Festas de Final de Ano

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

Tomei um belo de um pé na bunda – drama da rejeição - texto do Fred

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

Perguntas e Respostas sobre Psicoterapia

Como é a Consulta com o Psicólogo?

Qual é o momento certo para procurar ajuda psicológica?

O Amor e os Relacionamentos

3 vilões dos relacionamentos: Carência - apego - jogos de poder

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Por que você gosta de quem não gosta de você?

Amor, Traição e a Sombra

Vítimas de cafajestes: 7 dicas para saber se você será uma

O maior inimigo da mulher: o seu lado feminino

Energia Masculina e Feminina

Por que é tão difícil esquecer um amor?

Por que meu relacionamento amoroso acabou?

Cair de Cabeça numa Relação

Por que os homens (não) terminam o relacionamento?

Por que os homens separam amor de sexo?

Explicado isso, volto ao dilema de todas as mulheres que se perguntam

O narcisismo e suas várias faces

Transtornos de personalidade

Transtornos de personalidade: o narcisista

A farsa da Insegurança - Arrogância disfarçada de insegurança

A farsa da timidez

Carta aberta para as pessoas recém-separadas

Você faz chantagem emocional?

Por que ele(a) perdeu o tesão por mim? – parte 1

Os pais cozinharam seu cérebro

Filho da MAMÃE!!! e Nora e sogra

Como seus pais influenciam no seu relacionamento amoroso

Complexo de Édipo - não é do Fred

Diálogos contaminados - é do site terapia em dia

O Complexo de Édipo e sua relação com o casamento dos pais

Como Lidar Com um Homem em Crise da Meia Idade - site irresistível

Ansiedade e dicas de controle

Ele só queria te comer

A autenticidade e o exemplo imperfeito de Oscar Wilde

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

no lar - Dr. Sergio Felipe de oliveira

A concepção de liberdade em Sartre

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO AFETIVA NA FORMAÇÃO

Tal pai, tal marido - site bolsa de mulher

O narcisista e seus parceiros

Como escolher um terapeuta e como são as sessões?

O Narcisista no divã

Por que temos dificuldade em mudar?

Coisas estúpidas que uma mulher pode fazer por um homem

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Todo amor é platônico

As várias máscaras que utilizamos para esconder o amor

Você nunca mais vai amar do mesmo jeito

Como funciona a química de um relacionamento amoroso

Amor e histórias inacabadas

35 Dicas para encontrar o amor – exclusivo para mulheres

sobre o abuso psicológico com as mulheres

Sua vida é tentar agradar o outro?

Por que sinto um vazio insuportável?

Por que a obsessão em destruir a vida do outro após a separação?

Quem toma posse de mim quando tenho atitudes que não desejo ter?

sobre o amor

Amor ou Dependência Emocional?

Como encontrar a pessoa certa para namorar?

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

CONHECIMENTO, AUTO-CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA. QUAL A RELAÇÃO?

Orientação e Aconselhamento On-line

O Desenvolvimento Infantil - Parte1-TemperamentoxCaráterxPersonalidade

O Desenvolvimento Infantil - Parte 2 - A Função Materna

teste

O Desenvolvimento Infantil - Função Paterna - Parte 3


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 9-9390-9808 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br