Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Tipos de atendimento psicológico
Artigos, pesquisas e ensaios
Mensagens para Reflexão
Para ler e assistir na cama
Material de Apoio aos Livros
Cristais (terapia)
Cromoterapia
Exercícios terapêuticos
Atendimentos
Regressão de memória e TVP
Florais de Bach
Constelação Familiar
Visualização Criativa

 

Tema: Artigos

Chakras


Chakra (roda em sânscrito) ou Centros de Força ou Centros Vitais. Os chakras são acumuladores e distribuidores de energia situados no perispírito (corpo etérico), que correspondem no corpo físico aos centros nervosos, denominados de Plexos.

Em nosso corpo, quase não existe um ponto que não seja um órgão sensível para a recepção, transformação e transmissão de energias. São mencionados 88.000 Chakras. Desses, os mais importantes situam-se na região do baço, na nuca, na palma das mãos e na sola dos pés.

Os sete Chakras principais, que se encontram ao longo de um eixo vertical, na parte dianteira do tronco, são tão decisivos para o funcionamento das regiões fundamentais e mais importantes do corpo, da mente e da alma do homem que devem ser trabalhados individualmente.

Eles se assemelham a cálices de flores afunilados, com uma quantidade diferente de pétalas. Por esse motivo no oriente, também são chamados de "Flores de Lótus".

A subdivisão das flores em pétalas individuais é representada pelos nádis ou canais de energia, por onde a energia penetra no chakra e por onde são conduzidas aos corpos mais sutis. Do meio de cada cálice, parte um outro canal que age como o talo da flor-chakra, até a coluna vertebral, e entra diretamente na mesma. Esse canal liga os chakras com o canal de energia mais importante, denominado "Sushumna", que sobe pelo interior da coluna vertebral, prolongando-se até a cabeça, no Chakra Coronário.

Os chakras estão permanentemente em movimento circular. O movimento circular dessas rodas faz com que a energia seja atraída para o interior. Quando a rotação é ao contrário, a energia é irradiada pelos chakras.

Os chakras giram para a direita ou para a esquerda. Nesse sentido, distingue-se um princípio oposto no homem e na mulher, isto é, os mesmos chakras que no homem giram para a direita (no sentido horário), na mulher giram para a esquerda e vice-versa.

Cada volta para a direita é preponderantemente de qualidade masculina, e é chamada de "Yang" na doutrina chinesa, isto é, representa vontade e atividade e, na sua forma negativa, significa agressividade e violência. Cada volta à esquerda é denominada "Yin", representando a receptividade e a concordância e, na manifestação negativa, a fraqueza.

O sentido de rotação muda de um chakra para o outro. Assim, o chakra básico do homem gira para a direita, expressa as caracterísiticas desse centro de modo mais ativo, no sentido da conquista e do domínio, no âmbito material e sexual.

O primeiro chakra da mulher entretanto, gira para a esquerda, o que torna mais receptiva à força vivificante e criadora da Terra, que penetra através do centro da raiz. No segundo chakra, os indícios são alterados: a rotação para a direita , na mulher, demosntra mais força ativa na expressão das emoções, e a rotação para a esquerda, no homem, deixa-o assumir, nesse caso, uma atitude receptiva ou frequentemente, passiva. E assim continua: os movimentos para a direita e para a esquerda se alternam, caracterizando o homem e a mulher de modo diferente à complementação das energias em cada âmbito da vida.

Os chakras da maioria das pessoas têm uma extensão média de 10 cm. Em cada centro de energia encontram-se vibrações de todas as cores, no entanto, apenas uma dessas cores predomina, a que corresponde à cor principal do respectivo chakra. Nas pessoas mais desenvolvidas, os chakras ocupam uma área maior e a frequência de suas vibrações aumenta. Suas cores ficam mais claras e mais brilhantes.

As duas formas de energia mais importantes e fundamentais são recebidas através do Chakra Básico e do Chakra Coronário. Entre esses dois chakras corre o Sushumna, ao qual estão ligados todos os centros de energia através dos seus "talos", e que os supre de energia vital. Trata-se do canal através do qual se processa a subida da chamada energia Kundalini, que se encontra enrolada como uma cobra no fim da coluna vertebral e cuja porta de entrada é o chakra básico ou raiz.

Na maioria das pessoas, a energia Kundalini flui apenas numa escala muito moderada através do Sushumna. Quando passa a ser despertada com o aumento do desenvolvimento consciente, ela sobe num fluxo crescente pelo canal da coluna vertebral, ativando os diversos chakras.

Essa ativação proporciona uma expansão dos centros de energia e o aumento das suas frequências. A energia Kundalini supre os chakras com a vibração de energia que capacita o homem, no decurso da sua evolução, a colocar aos poucos todas as suas habilidades e forças em ação nos diversos planos energéticos e materiais da Criação a fim de integrar essas forças à sua vida.

Com a subida da energia Kundalini, ela é tranformada numa outra vibração em cada chakra, correspondendo à função de cada um. Essa vibração, no centro da raiz, é a mais baixa, e encontra no centro do vértice a sua mais alta expressão. As vibrações assim transformadas são conduzidas aos diversos corpos etéricos ou ao corpo físico, e são percebidas na forma de emoções, de pensamentos e de sentidos físicos.

No homem, a esfera de ação da energia Kundalini depende de quanto ele expandiu a sua consciência, nos diversos âmbitos da vida representados pelos chakras, e da existência nos chakras de bloqueios causados por esgotamento ou experiências mal-assimiladas. Quanto mais consciente estiver, tanto mais abertos e ativos são os chakras, de modo que a energia Kundalini possa a penetrar num fluxo vigoroso e, quanto mais forte for esse fluxo, tanto mais ativo estarão os chakras, o que, por sua vez, proporciona o despertar de uma consciência maior. Desse modo, é criada uma circulação contínua de influências mútuas tão logo tenhamos começado a desfazer nossos bloqueios, permitindo o caminho do desenvolvimento consciente.

Os chakras servem como receptores de todas as vibrações de energia e informações que ultrapassam a esfera física. São aberturas que nos ligam com o mundo ilimitado das energias mais sutis. Os chakras também irradiam energias diretamente no meio ambiente, alterando, desse modo, a atmosfera ao nosso redor. Através deles, podemos emitir vibrações de cura, bem como mensagens conscientes ou inconscientes, e influenciar pessoas, situações e até a matéria, tanto no sentido positivo como no negativo.

Para experimentar a plenitude interior e, com ela, a força, a criatividade, a compreensão, o amor e a felicidade, todos os chakras devem estar abertos e trabalhar em harmonia uns com os outros. Isso, todavia, ocorre com poucas pessoas. Assim sendo, o conhecimento dos chakras poderá ser de uma ajuda inestimável para sua auto-avaliação, e levar você rumo ao caminho para a exploração de todas as suas faculdades latentes, bem como para porporcionar-lhe uma vida de máxima plenitude e alegria.




   Comentários
Nossos leitores já fizeram 1 comentário sobre este artigo:
 

De: Zaira Sampaio (em 01/02/2017 - 09:53)
Chakras
É o segundo artigo que leio deste site, e como o primeiro (o lado sombra da personalidade/eu em processo de reconhecimento das minhas Sombras...), muito esclarecedor.
Quanto ao tema esse dos chakras, identifico em mim uma baixa energia, pois é uma questão que muito me inquieta, pois um cansaço permanente me persegue quase que sempre. Tenho 52 anos, e já na casa dos 20 anos, e o desânimo e a inconstância emocional já era percebido por mim. Gozo de boa saúde física, não padeço de nenhuma doença, mas me sinto desmotivada e sem forças para o dia a dia, para resolver os problemas e questões diárias na família e em mim mesma, embora seja uma buscadora do conhecimento e autoconhecimento. Buscando relacionar este meu sentir sempre cansada com o artigo, parece tudo a ver. Daí minha questão: seria o caso de tratar de meus chakras, ativá-los, etc? Como se daria isso?
Grata

Resposta: Os exercícios são muito bons, mas são complementares a psicoterapia. Juntamente a isso busque entender melhor quais são as questões familiares que te desanimam, tiram a sua energia, etc. Me parece que existem coisas emocionais a serem resolvidas, que minam a sua energia.

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psicanálise

Psiquiatria

Psicologia

Chakras

Intervenção Terapêutica - Chakras

Campo Vibracional das Cores

Propriedades Terapêuticas das Cores

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Regressão de Memória, Hipnose e Psicoterapia

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Regressão de Memória

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Hipnose

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

Cromoterapia

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Origem da Desarmonia do Perispírito

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

Perispírito

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto (pode ser para o Ano Novo)

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção - Festas de Final de Ano

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

Tomei um belo de um pé na bunda – drama da rejeição - texto do Fred

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

Perguntas e Respostas sobre Psicoterapia

Como é a Consulta com o Psicólogo?

Qual é o momento certo para procurar ajuda psicológica?

O Amor e os Relacionamentos

3 vilões dos relacionamentos: Carência - apego - jogos de poder

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Por que você gosta de quem não gosta de você?

Amor, Traição e a Sombra

Vítimas de cafajestes: 7 dicas para saber se você será uma

O maior inimigo da mulher: o seu lado feminino

Energia Masculina e Feminina

Por que é tão difícil esquecer um amor?

Por que meu relacionamento amoroso acabou?

Cair de Cabeça numa Relação

Por que os homens (não) terminam o relacionamento?

Por que os homens separam amor de sexo?

Explicado isso, volto ao dilema de todas as mulheres que se perguntam

O narcisismo e suas várias faces

Transtornos de personalidade

Transtornos de personalidade: o narcisista

A farsa da Insegurança - Arrogância disfarçada de insegurança

A farsa da timidez

Carta aberta para as pessoas recém-separadas

Você faz chantagem emocional?

Por que ele(a) perdeu o tesão por mim? – parte 1

Os pais cozinharam seu cérebro

Filho da MAMÃE!!! e Nora e sogra

Como seus pais influenciam no seu relacionamento amoroso

Complexo de Édipo - não é do Fred

Diálogos contaminados - é do site terapia em dia

O Complexo de Édipo e sua relação com o casamento dos pais

Como Lidar Com um Homem em Crise da Meia Idade - site irresistível

Ansiedade e dicas de controle

Ele só queria te comer

A autenticidade e o exemplo imperfeito de Oscar Wilde

16 doenças mentais que confundimos com virtudes

no lar - Dr. Sergio Felipe de oliveira

A concepção de liberdade em Sartre

INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO AFETIVA NA FORMAÇÃO

Tal pai, tal marido - site bolsa de mulher

O narcisista e seus parceiros

Como escolher um terapeuta e como são as sessões?

O Narcisista no divã

Por que temos dificuldade em mudar?

Coisas estúpidas que uma mulher pode fazer por um homem

Como exorcizar da sua vida quem você se relacionou amorosamente?

Por que tenho vontade de voltar com o ex?

Todo amor é platônico

As várias máscaras que utilizamos para esconder o amor

Você nunca mais vai amar do mesmo jeito

Como funciona a química de um relacionamento amoroso

Amor e histórias inacabadas

35 Dicas para encontrar o amor – exclusivo para mulheres

sobre o abuso psicológico com as mulheres

Sua vida é tentar agradar o outro?

Por que sinto um vazio insuportável?

Por que a obsessão em destruir a vida do outro após a separação?

Quem toma posse de mim quando tenho atitudes que não desejo ter?

sobre o amor

Amor ou Dependência Emocional?

Como encontrar a pessoa certa para namorar?

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?

CONHECIMENTO, AUTO-CONHECIMENTO E QUALIDADE DE VIDA. QUAL A RELAÇÃO?

Orientação e Aconselhamento On-line

O Desenvolvimento Infantil - Parte1-TemperamentoxCaráterxPersonalidade

O Desenvolvimento Infantil - Parte 2 - A Função Materna

teste

O Desenvolvimento Infantil - Função Paterna - Parte 3


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 9-9390-9808 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br