Expediente |
|
|
|
|
Para Você...
|
| | | | | | | |
Atendimentos
|
| | | |
|
Tema: Artigos
O Narcisista no divã
A Forma de uma pessoa com fortes traços narcisistas se postar perante a vida e se defender de relacionamentos que ela considera ameaçadoresfaz com que a maioria dos seus amigosamigas conhecidos e inclusive quem é mais próximo sentimentalmente a vejo como um ser superior ou até mesmo inatingível
sabe se porém que toda essa couraçatanto física quanto emocional esconde uma pessoa muitas vezes frágil e com pouca habilidade para lidar com os seus próprios sentimentos os quais por vezes ela nem sabe que existem.
Quando uma pessoa compra e dominantes e traços narcisistas se apresenta para a terapia é sinal de que certo desespero emocional se estabeleceu no seu íntimo e que ela está gritando por socorro, nesse momento o setting precisa ser bastante acolhedor para que ela consiga se superar emocionalmente entrar em contato com sigo mesma e a partir daí tornar se mais flexível e mais leve perante a vida.
O conceito de narcisismo está enraizado no mito de narciso, belos jovensporque em todas as ninfasse apaixonavame ele precisavapois não a julgava merecedora de seu amor.
Um dia quando andava pela mata encontro econinfa privada da fala por ela e que só poderia repetir as últimas sílabas das palavras que ouvia.
Por sua incapacidade em expressar seu amor eco foi rejeitada por narciso e morreu de desgosto os deuses o pone irão lhe dizendo o que ser o único amorseria ele mesmo.
Como predito a única paixãoe pela qual morreufoi sua própria imagem projetada num lagoe assim é o narcisista acha feio e desinteressante o que não é espelho.
Nega o seu próprio cel para cultuar outro self falso que ele mesmo cria para sinega então seus próprios sentimentos e se a liaa razão eo poder para dar conta de seussentimentos de inferioridade.
Para lowen a incapacidade expressar de falar de seus sentimentos é para o narcisista sua ruína e pequenez emocionalpois se ele tivesse conseguido falar para ela que a amava ela responderia e ele sentir-se-ia amado.
A gênese do narcisismo está na família onde o pai ausente e à mãe dominadora castradora o filho por vingança quer mostrar a genitori a todas as mulheres sua capacidade de potência efetiva.
Por vezes o menino para se proteger de um retrocesso a fase passiva foge do seio familiar com o intuito de se fortalecer e nãosucumbiras investidas da mãe que ele viu manipular tanto o pai quanto os irmãos.
Para Reich a redenção a essa genitora pode desenvolver em seu rebento formas correlatas de esquizofrenia evitação da mãe saindo de casa tem também como objetivo a fuga de estágio.
Por conta dessa repressão da raiva pela mãe ele passa então a projetá la em outras mulheres quer seja através da liderança de sua equipe de trabalho principalmente constituída pelo feminino ou menosprezando sua companheira de tantos anos.
Porém antes e até conseguir galgar um cargo de liderança
É necessário mostrar aos seus superiores que ele não está fadado a ser um mero coadjuvantes para issotodo o ser o trabalho deve ser perfeito digno de elogios quando isso não acontece refugia se em sua caverna onde os outros é que estão errados.
Todas essas atitudes e conquistas o torna uma pessoa confiante arrogante presunçosa e inflexívela ponto de desenvolver doenças extremamente corrosiva justamente onde ele menos da importância seu íntimo sua base seu centro a coluna perto do cox local onde segundo Reich inicia se a energia orgásticaque segue em direção à cabeça e desta para os genitaisonde se dá o principal meio de descarga orgástica através da relação sexual.
Potência orgástica é também o que eu falei com o narcisismo menos conhece o que é familiar é a potência efetiva e é através dela que ele subjuga as mulheres utilizando se dos eu falo durante o ato sexual como objeto de punição ao feminino.
Quando questionado sobre seus prazeres situações locais enfim o que eu fale com o narcisista faz para seu próprio de leite resposta costuma ser um profundo e pesado silêncio ou ainda não sei ou então diz que nunca parou pra pensar nissopois sempre esteve ocupado mostrando se muito bom e importante no trabalho.
Para a família mostra se igualmente indispensável nas questões financeiras e de conforto porém nada que envolva seus desconhecido sentimentos e emoções.
Em determinadas ocasiõesotoc também causa medo ao narcisismo principalmente se for de uma pessoa que ele ainda não confia ou se desencadeia nele sensações e/ou emoções.
O falso selfcriado por esse traço de caráter mostra se a eles sempre saudável e belo já o verdadeiro self pode adoecer com passar do tempo inevitavelmente envelhece e com isso os problemas e limitações comuns a essa fase do ciclo vital começam a aparecer.
Quando o narcisista percebe se não infalível o eterno sofre um abalo considerável em sua potência efetiva e consequentemente abalando sua auto confiançaporém frente a irreversibilidade do quadro procura racionalmente justificativas e consolo.
Cabe ao terapeuta ser amigo e acompanhar os devaneios de seu paciente pontuando em alguns momentos sem fazer com que seu interlocutor se sinta invadido.
Por vezes a colher quando vai a lágrimas falando de seus filhos mesmo em questões simples já que não consegue se conter devido a enxurrada de sentimentos que vem à tona com os quais se sente se incapaz de lidar por isso chora escondido pont du e às vezes resignado.
Com o decorrer do tempoo paciente começa a entrar em contato com suas próprias emoções ea descobrir o que ele dá prazer permitindo se tornando se um pouco mais passivo aceitando a si mesmo e aos outros sendo tolerante e admirando o feminino.
peguei de outro lugar algumas características do narcisista
- O narcisismo é essa cegueira funcional que impede você de sair do seu próprio mundo para enxergar o quadro geral.
- Não aceita ter suas expectativas frustradas.
- Vejo algum tipo de caminho quando o ego se permite entediar, baixar guarda, nutrir menos esperanças vãs e mergulhar numa verdadeira jornada de diluição de uma identidade fixa, rígida e dona de si.
- O narcisismo, em essência, é um apelo do ego para manter o status quo infantil, frágil e oprimido por vontades passivas de uma personalidade
que se culpa ao invés de agir, que se deprime ao invés de encarar suas perdas, que se tortura ansiosamente ao invés de fluir rumo ao desconhecido da vida.
Comentários | Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!! Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação. |
Mais tópicos relacionados:
O Narcisista no divã
|
|
|