Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Artigos

Coaching ou Psicoterapia?


Coaching ou Psicoterapia





O negócio do momento é formação em Coach, as pessoas falam em transformação pessoal e profissional e para não vincular a problemas, mas a desenvolvimento utilizam o nome ao trabalho realizado como Coaching.

Infelizmente pela falta de informação, muitas pessoas pensam que ao contratar esse tipo de serviço não estão trabalhando os aspectos limitantes de sua vida como um todo, mas estão, mesmo que de forma superficial e transitória. Não sabem também que na maioria das vezes ao contratar um Coach não estão lidando com um profissional formado em uma Universidade com um conhecimento aprofundado do ser humano e seu desenvolvimento cognitivo e psicoafetivo.

É preciso saber e acabar com o preconceito que Psicoterapia e Psicanálise é coisa para gente desequilibrada, que demora demais e que não dá resultado nenhum, além daquele "papo" de que "entro falando e saio falando e o psicoterapeuta e/ou psicanalista não fala nada". Quem fala isso nunca passou pela experiência ou nunca conheceu um profissional bacana, sério e comprometido com o bem-estar do seu próximo, aquele que está sentado bem a sua frente.

Aquilo que se fala de Coaching, nada mais é do que uma Psicoterapia disfarçada, aliás, sem desvalorizar o trabalho dos nossos colegas sérios dessa outra área de atuação, mas muitas vezes sabemos que os profissionais não estão capacitados o suficiente para dar conta dos conflitos que surgem. É preciso um conhecimento muito grande e uma experiência ainda maior, o que de forma geral é difícil em um curso de alguns meses, oferecido a qualquer pessoa com ou sem formação anterior na área da saúde ou desenvolvimento humano. Pode conferir. Não há exigências. Qualquer pessoa pode ser um Coach, além de não ser controlado por um Conselho de Classe como o é o Psicólogo Psicanalista.

Em psicoterapia, ou psicanálise, podemos fazer tudo o que o Coach faz, com maior aprofundamento e com resultados permanentes se assim o cliente quiser, assegurando a formação Universitária e outras vezes com pós-graduação ou Especialização do profissional Psicólogo e Psicanalista. Este profissionais recebem críticas também pela falta de informação, porque para aqueles que não sabem ainda, saibam que é possível trabalhar de forma breve e focada no problema ou na questão que se deseja alcançar. Para isso é preciso encontrar um profissional Psicólogo e/ou Psicanalista que trabalhe com Terapia Breve.

Dizer estou trabalhando com o meu coach, ainda dá status aqui no Brasil por causa das mentes preconceituosas e desinformadas, mas nos Estados Unidos, as pessoas colocam em seus currículos que Passam por um Processo Psicoterapêutico ou Psicanalítico há tantos anos e isso é visto com um olhar de admiração. Qualquer pessoa de mente aberta e bem informada, sabe que pessoas que buscam o auto aprimoramento e desenvolvimento como ser humano vivem muito melhor e mais em paz consigo, com o outro e com o que o mundo apresenta, e assim são mais apreciados no mercado de trabalho e em qualquer outro lugar.

Por isso que estou fazendo questão de falar aqui no meu boletim sobre esse assunto, para que os meus amigos leitores, tenham a certeza de que passar por um Processo como este é enaltecedor, maravilhoso e transformador. Falem a todos sobre isso e vamos acabar com os preconceitos e as inversões de valores.

Não será usar o nome Psicoterapia e Psicanálise, ao invés de Coaching, que mudará o trabalho que é realizado, posso assegurar que nesse aspecto a Psicoterapia e a Psicanálise são mais completas e seguras em seus resultados, pelas explicações que já passei e continuarei a relatar.

Para Esclarecer o que a Psicoterapia e a Psicanálise faz sigam abaixo e façam a sua própria avaliação.

Psicoterapia Pessoal

O trabalho é considerado um processo de curto, médio e longo prazo de acordo com o que o cliente quer atingir. É realizado para alcance de metas, tem início, meio e fim. E o psicoterapeuta, ajuda a identificar seus sonhos e metas, definir e planejar uma trajetória para torná-los reais, encorajando e motivando seu cliente, através de técnicas que estimulem suas capacidades profissionais ou pessoais, utilizando seus próprios recursos.

O psicoterapeuta identifica crenças negativas e limitantes, fragilidades, maus hábitos e obstáculos, para assim, transformá-los em resultados efetivos. A metodologia aplicada por um plano de ação eficaz, promove reflexão, consciência/aprendizagem e mudança. É um processo de auto-conhecimento, desempenho e êxito. Sempre lembrando que não é mágica, mas um trabalho em conjunto.

Suas necessidades, sonhos e expectativas quase sempre acabam estagnados em dificuldades e obstáculo, por falta de autoestima, motivação, objetividade e tempo. É aí que o psicólogo e/ou psicanalista promove mudanças nesse quadro rotineiro. Onde o atendimento é individual, personalizado e absolutamente sigiloso entre o psicoterapeuta e seu cliente.

A sessão dura 50 (cinqüenta minutos). Já na primeira sessão é apresentado um diagnóstico, onde são definidas prioridades que serão trabalhadas para o desenvolvimento pessoal.

Psicoterapia de Carreira

O roteiro acredito que muitos já conheçam: muito trabalho, esforço diário, falta de reconhecimento e até ausência de resultados. Para casos assim, o psicoterapeuta de carreira é um grande auxílio.

O processo cuida de pessoas que estão procurando dar um grande impulso na vida profissional e atingir resultados até então considerados apenas sonhos distantes.

Na Psicoterapia de Carreira, o cliente vai auto-avaliar tudo o que realmente é importante para sua vida profissional. Com isso, será capaz de tomar atitudes e mudar ações que, antes, o faziam perder tempo e acumular estresse na louca rotina do dia a dia.

Você consegue imaginar-se acordando na segunda-feira e ir trabalhar com prazer? Quando as descobertas e o realinhamento com o seu propósito é restabelecido, a motivação da qual você precisa também reaparece. Percebam aqui que não é possível desvincular a Carreira do Profissional. O trabalho é feito com o profissional e assim as mudanças nele, aparecem como resultado na harmonia profissional.

Quando se deve procurar Psicoterapia de Carreira

• Pessoas em transição de carreira;
• Pessoas com uma grande decisão de carreira a fazer;
• Pessoas numa função corporativa ou considerando uma;
• Pessoas lidando com a decisão de ficar numa função corporativa;
• Pessoas insatisfeitas e desmotivadas com o cargo e a carreira.

Psicoterapia de Relacionamento

Freud diz: "A felicidade humana, por conseguinte, parece não ser a finalidade do universo, e as possibilidades de infelicidade realizam-se mais prontamente. Essas possibilidades estão centralizadas em três fontes: o sofrimento físico, corporal; perigos advindos do mundo exterior e distúrbios ocasionados pelas relações com outros seres humanos - talvez a fonte mais penosa de todas."

Sabe tudo!! O ser humano é um animal social e tudo na vida gira em torno de relacionamentos. Justamente por causa disso, nós também criamos diversos conflitos e divergências durante a convivência social, afinal somos diferentes e nos desenvolvemos inicialmente dentro de "tribos" e só depois vamos para o mundo. Cada "tribo" com a sua cultura familiar, entra num mundo com uma cultura global e aí vem o caos. Precisamos aprender a compreender e respeitar as diferenças. E lá vem as crises.

E é para fazer com que nossas relações tenham uma boa qualidade em todos os sentidos e possam dar inúmeros frutos que existe a Psicoterapia de Relacionamento. Através dela, é possível otimizar a comunicação que é a verdadeira chave do sucesso entre todas as "tribos".

Está é a área com maior capacidade de expansão, uma vez que tudo no mundo gira em torno de relacionamentos, que vão desde um simples coleguismo até uma relação afetiva de longa duração.

A Psicoterapia de Relacionamento tem como principal objetivo fazer com que o cliente consiga dar um grande “upgrade” em suas relações com terceiros, independentemente de qual seja este, de forma que propicie melhoras para sua vida e a dos demais de sua convivência.

É um processo muito bonito e que traz resultados incríveis nas mais diversas situações, dando harmonia a relacionamentos conturbados e fazendo despertar habilidades que o cliente, talvez, nem soubesse que possuía. Perceba, mais uma vez, que não há como isso acontecer se o ponto principal não fizer suas mudanças, e o ponto principal é você mesmo.

Psicoterapia de Vida

Você já vivenciou momentos em que precisou tomar uma decisão fundamental para seu futuro? Se ainda não passou em algum momento poderá passar. Não estamos falando de situações catastróficas apenas, mas qualquer tipo de mudança que envolvesse o seu futuro, até mesmo um futuro breve, como tenho visto com alguns clientes que estão indo estudar fora, em outro país, através do programa do governo "Ciências sem Fronteiras" e para isso precisam trancar a matrícula de seus cursos na Universidade para ficar um ano inteiro estudando em outro pais, deixando familiares, enfrentando seus medos.

Nestes casos, um detalhe pode atrapalhar todo o andamento do seu planejamento e trazer resultados que possam até colocar em risco um processo que levou anos da sua vida. É aí que entra em ação a Psicoterapia de Vida.

Trata-se de um processo de auto avaliação, conhecimento e desenvolvimento, que tem como objetivo fazer com que o cliente encontre respostas e tome atitudes de acordo com as suas vontades, conscientemente, trabalhando os pensamentos ansiosos que geralmente bloqueiam o raciocínio lógico e lúcido.

Quando procurar Psicoterapia de Vida:

• Plano de Vida;
• Visão e desenvolvimento de vida pessoal;
• Espiritualidade;
• Relacionamentos (Solteiros, casais, famílias, etc.);
• Saúde;
• Criatividade;
• Independência Financeira;
• Organização;
• Carreira;
• Educação.


CONCLUSÃO

Não sei se perceberam, mas descrevi didaticamente cada área que faz parte da vida de cada ser humano e o coloquei individualmente como Psicoterapias, Pessoal, de Carreira, de Relacionamento e por último de Vida. Como separar o ser humano de tudo isso? E como separar cada área da vida de qualquer ser humano que não perturbe ou desestabilize a outra área?

Eu uso a analogia do banquinho e seus quatro pés, se um estiver quebrado o banco não para em pé. Não tem como. O ser humano é integral e todas as áreas irão interferir de uma forma ou de outra, reforçando e sustentando a que não está bem ou afundando ainda mais, isso irá depender de que esse ser humano saiba lidar saudavelmente com tudo aquilo que o cerca e para isso, a meu ver, não dá para falar de Carreira, sem falar da pessoa e todas as suas potencialidades e fragilidades, não dá pra falar de relacionamento, nem de vida pessoal, nem de nada se não levar em conta o ponto em comum que sempre será VOCÊ.

Por isso quando vejo coach disso, coach daquilo, me faz pensar na fragmentação de um ser humano e isso não é possível. Podemos pensar em foco e isso sim é possível e é justamente isso que ninguém fala, a Psicoterapia também faz e com muita competência e excelentes resultados, de forma profunda e permanente, com a segurança de um profissional qualificado e que assegura um respaldo legal diante de seu registro no órgão de classe.

Pense nisso, reflita e passe essa reflexão para os amigos.


   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psiquiatria

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto de Ano Novo

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

O Amor e os Relacionamentos

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br