Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Artigos

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico


Pensamentos Positivos Afaste os pensamentos negativos, procurando sempre colocar como primeiro pensamento, estou melhorando, estou transformando, estou no controle porque hoje eu faço algo sobre o assunto e estou mais consciente do que me acontece.

Não deixe os pensamentos sem a percepção consciente. Dialogue positivamente com os pensamentos negativos que surgirem. A cada pensamento que te coloca para baixo, diga outra contrária. Não precisa promover esse diálogo interno, mas se você está pensando negativamente, terá a condição de pensar positivamente e assim direcionar os teus pensamentos para o seu benefício. É você que está no controle. Chegará o momento que os pensamentos positivos serão mais habituais do que anteriormente.

Aceitação Num primeiro momento o desejo é de combater aquelas sensações, mas veja bem, combate é briga, guerra e não está acontecendo nada disso, então, o melhor é aceitar o que está vindo, sempre colocando a consciência naquele momento de que você está com aquela sensação porque os teus pensamentos estão criando uma ameaça que não é real, mas que o teu corpo sente como se fosse. Tenha consciência de que nenhum mal vai acontecer, você apesar da sensação não vai morrer e perceba que a crise vem, mas passa e que quanto mais consciência você tiver do teu momento presente, no comando de você mesmo de forma mais efetiva, mais espaçadas as crises ficarão e o poder sobre isso estará nas tuas mãos.

Respiração Abdominal Como, durante um ataque de ansiedade, as respirações se tornam mais rápidas, é importante que regule essa respiração para poder entrar num estado de maior tranquilidade. Uma dica é pegar um saco de papel e colocá-lo bem seguro sobre o nariz e a boca, e respirar algumas vezes dentro do saco, restaurando assim o balanço do oxigênio/dióxido de carbono. Outra dica é mudar a respiração, utilizando a respiração abdominal. Imagine que sua barriga é uma bexiga e você colocará as tuas mãos em cima dela. Fará essa bexiga encher e esvaziar, ao inspirar e ao expirar o ar, sem mexer o tórax, somente a barriga, sentindo sua mão subir e descer.

Relaxamento Parece meio óbvio, mas na hora da crise, todo mundo esquece que isso é fundamental. Tente ouvir alguma música calma e que lhe agrade, e vá passando mentalmente o seu corpo como que num escâner e a cada região do corpo que você passar mentalmente você irá soltar a musculatura, deixando a leve e relaxada, comece da cabeça até chegar aos pés, faça isso calmamente, sabendo que a cada passo, você estará mais tranquilo e a crise sendo controlada.

Organização Seja organizado sempre, tanto em relação as suas coisas pessoas quanto com as coisas do trabalho, da mesma forma com o uso do seu tempo de forma saudável. Não há nada que se possa fazer fora do momento presente. O ontem já passou e o amanhã só virá após o hoje, então o que realmente importa é o que está fazendo agora, com calma, com atenção, prazer, dedicação e amor, vivendo no aqui e agora.

Prazer Tenha uma alimentação saudável, faça exercícios e tente sempre dormir o tempo necessário, faça coisas que deixou de fazer e que traziam satisfação e alegria. Traga o prazer para a sua vida, não será vindo de ninguém que isso acontecerá. Você é o dono da sua vida e somente você poderá se proporcionar aquilo de que precisa para estar forte e para preencher suas faltas e fortalecer seu espírito.

Além dos alimentos, exercícios físicos auxiliam na regulação de vários hormônios e substâncias, inclusive a melatonina, diminuindo estados de tensão e insônia. O ato de se exercitar, moderadamente e diariamente, faz com que o cérebro libere, na sua corrente sanguínea, substâncias responsáveis pelo prazer, assim como a endorfina. Dentre estas substâncias do prazer está a serotonina que é um neurotransmissor, considerada uma substancia do prazer.

É possível perceber, logo depois de exercícios físicos (independente de qual for), ondas de bem-estar. Médicos aconselham que pacientes com transtornos de ansiedade e depressão façam caminhadas ou exercícios leves por, pelo menos, 30 minutos diariamente, pois é a partir dos 20 a 25 minutos que substâncias como a endorfina e a serotonina começam a ser estimuladas no organismo.

   Comentários

Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!!
Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação.


Mais tópicos relacionados:

ACONSELHAMENTO TERAPÊUTICO ON-LINE

Psiquiatria

Atitudes Transformadoras

Personalidade Construtora & Personalidade Destruidora

Desconstruções

Os problemas estão dentro ou fora de você?

Floral de Bach

Dicas para um Bom Relacionamento

Stress

Tensão Pré-Menstrual (TPM)

Dicas para deixar de fumar

Auto-Estima

Como está sua Auto-estima?

O Círculo Vicioso do Amor Imaturo

Repressão, Resistência e Ato Falho
Escondido, mas nem tanto...

Integração das Partes

Dinâmica das Partes

Esclarecimentos sobre Psicoterapia

Afirmações Positivas.......funcionam?

O Poder das Afirmações Positivas

Porque não comer carne?

As 5 Fases para a Realização do seu Projeto de Ano Novo

Dicas para o Controle de um Ataque de Ansiedade e/ou Pânico

Síndrome do Pânico

A Diferenciação das Consciências

Carência Afetiva, Autoestima e Simbiose nos Relacionamentos

Vítima eu ???

Forma-Pensamento

Constelação Sistêmica Familiar e Organizacional

Freud - A estrutura e a dinâmica da personalidade - Id, Ego e Superego

Autoconhecimento:
Fator Fundamental para o Sucesso!

A DOR DA SEPARAÇÃO - Enfrentando - Compreendendo - Superando

O LADO SOMBRA DA PERSONALIDADE

Complexo de Inferioridade, Aprofundamento e Reflexão

A Ansiedade e as Crenças

Razão e Emoção

Um Novo Olhar Sobre si Mesmo

Coaching ou Psicoterapia?

O Retrato da Vida na Terapia de Grupo

Dicas para deixar a Preguiça de lado e entrar em Ação

Psicoterapia é para quem Sabe o que Quer

O MAL-ESTAR NA CIVILIZAÇÃO

O Amor e os Relacionamentos

Grupo de Orientação Psicanalítica

Minha Vida Parou! - Reflexão e Exercício

Problemas no Relacionamento?! O que eu faço???

A Arte como Autoconhecimento

Qual é a Diferença entre Psiquiatra, Psicólogo e Psicanalista?


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br