Tema: Artigos
Cromoterapia
Para falarmos de cor temos que explicar alguns conceitos. As cores são sons que se tornaram visíveis, mas que vibram em frequências bem mais elevadas do que as percebidas pelos nossos ouvidos e para que a percebamos a natureza nos proporcionou a visão.
Através da sua vibração específica (comprimento de onda ou frequência) as cores exercem uma poderosa influência sobre nós, independente de estarmos conscientes desse fato ou não.
O homem desde o seu nascimento está rodeado de cores, e isso se inicia nas manifestações da natureza, no azul do mar e do céu, no verde das florestas e dos campos, no amarelo das areias, na variável de cores do sol nascente e poente e o vestígio das sensações dessas cores são captados pelo cérebro deixando aí, a sua marca.
Mas também o nosso meio ambiente individual, é impregnado e formado de cores através de nossa vestimenta, da roupa de cama, das paredes, dos móveis e dos tapetes, em nossa casa e no escritório. Até mesmo a cor dos alimentos produz um efeito. Os chineses ao falarem de sua alimentação referem-se que devem ter todas as cores e todos os sabores reunidos num único prato.
As cores são estímulos psicológicos para a nossa sensibilidade, influenciando-nos, para gostar ou não de algo, para negar ou afirmar, para agir ou parar. As preferências de uma determinada cor baseiam-se em associações, experiências do passado ou o momento em que estamos vivenciando.
Hoje o estudo das cores é utilizado em terapias, no vestuário, nos ambientes residenciais e comerciais, nas propagandas, mas com finalidades determinadas e específicas de influência em nossas vidas. A terapia através do uso das cores vem sendo utilizada desde as antigas civilizações para restabelecer o equilíbrio bioenergético dos seres vivos. Podemos destacar os Egípcios, os Gregos, os Chineses e Indianos.
É indiscutível que devemos utilizar as cores de forma consciente e apropriadamente, com conhecimento, usando o seu efeito. As diferentes vibrações das cores atuam sobre nós especialmente através dos chakras, sendo que cada um deles tem uma cor específica.
"Quando você deixa a cor entrar em sua vida, deixa entrar também a criatividade. Com a criatividade vem o divertimento e, com ele, a empolgação. Com a empolgação vem o enorme sucesso, pois ele nasce da energia do movimento vibracional".
(Kathleen Vande Kieft) Comentários | Nenhum comentário até o momento. Seja o primeiro a comentar este artigo!! Os comentários são moderados, serão analisados pela nossa equipe antes da publicação. |
Mais tópicos relacionados:
Cromoterapia
|