Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Psicologia

Psicologia Integral - 5ª Força da Psicologia


“Não acredito que a mente humana seja capaz de errar cem por cento. Assim, ao invés de questionar qual abordagem está certa e qual está errada, assumo que cada abordagem é verdadeira mas parcial e, então, tento visualizar como encaixar estas verdades parciais, como integrá-las – não escolher uma e livrar-me das outras.” - Ken Wilber


O conceito de Psicologia Integral deve-se a Ken Wilber. Sua obra mostra basicamente a integração de todas as áreas do conhecimento. Sua preocupação na integração tem origem, tanto em suas experiências pessoais, como na reflexão sobre os pensadores de diversas formas de sabedoria, ocidentais e orientais e também na forma mais amadurecida de ver a psicologia analítica de Carl G. Jung.

A Psicologia Integral é uma nova forma de ver e compreender o ser humano em sua totalidade, buscando extrair das principais abordagens psicológicas, Comportamental, Psicanálise, Humanista e Transpessoal as referenciais teóricas.

A Psicologia Integral age sobre todos os aspectos humanos: físico, emocional, mental e espiritual. Ajuda na integração das pessoas consigo mesmas, nos relacionamentos e com a natureza, sempre transcendendo suas capacidades e limitações.

Não coloca o "outro" dentro de moldes para encaixá-lo nessa ou naquela teoria. Verifica que deve usar todas as formas de pensamentos, teorias, técnicas, ferramentas, integrando todas as áreas do conhecimento humano, ciência, filosofia, arte, ética e espiritualidade em benefício dele mesmo.

Em 1998 Wilber fundou o "Integral Institute", organização que reúne os inúmeros pensamentos nas questões sobre a ciência e a sociedade de maneira integral. Ele tem sido pioneiro no desenvolvimento da Psicologia Integral, da Política Integral e, mais recentemente, de uma nova Espiritualidade Integral.

Ken Wilber é considerado por muitas pessoas capacitadas e formadoras de opinião em diversas áreas, filosofia, psicologia, espiritualidade, como "o maior pensador no campo da evolução da consciência". Ken Wilber seria o maior filósofo da atualidade, ainda não compreendido em seu tempo, mas já podemos verificar que seus pensamentos aplicados, favorecem na ampliação de uma visão futura de mundo, ciência e religião com um novo conceito o "integral".

Em seus novos trabalhos, Ken Wilber dedica-se à desenvolver uma "Teoria de Tudo", um novo modelo de conhecimento e pensamento que possa unificar e estruturar a visão do que ele chama de Kosmos: físico, vida, mente, alma e espírito.

Essa nova forma de analisar as pessoas e o mundo, amplia as possibilidades e a consciência. É sem dúvida uma maneira muito rica para se ver a vida e aplicá-la também em nosso dia-a-dia. Faz com que nos aproximemos também, através da própria experiência, do entendimento que somos: "Seres Integrais".

   Comentários
Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre este artigo:
 

De: antonio carlos ferrão (em 18/03/2010 - 17:09)
superando limitações...
Sem dúvida a proposta de uma "psicologia integral" é a mais condizente com o nível atual do conhecimento científico e tecnológico.Mas não a vejo como algo surprendente e exclusivo de algum filosofo moderno,pois o valor heuristico da noção de "totalidade": quer no campo das atividades humanas, sem mais, com Piaget. quer no da espiritualidade, com Chardin, já me parecia consagrado cienntificamente.Estou errado?

De: Paola Dilonardo de Araujo (em 27/03/2009 - 19:20)
Fantastica
Sou estudante do terceiro semestre, não sei se é normal, mas estou super confusa em relação as abordagens, todas pra mim tem seus prós e contras, não encontrei uma em que eu realmente me indentificasse em todos os aspectos, me interessei pela integral, mas infelismente esta ainda não está reconhecida. Me interessei pelo fato de ela não desconsiderar nenhuma teoria e procura entre todas a tecnica mais adequada para o paciente, adorei vou procurar saber mais sobre o assunto.

obrigada pelos esclarecimentos

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

Psicologia Comportamental - 1ª Força da Psicologia

Psicanálise - 2ª Força da Psicologia

Psicologia Humanista - 3ª Força da Psicologia

Psicologia Transpessoal - 4ª Força da Psicologia

Psicologia Integral - 5ª Força da Psicologia


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br