Participe do nosso site!
Login:Esqueci a senha
Senha:
 
Psicologia, Psicanálise e Desenvolvimento Humano
Constelação Familiar • Hipnose • Visualização Criativa
Terapia em Grupo e Individual • Presencial e pela Internet
Cursos • Workshops
Expediente
Página inicial
Apresentação
Currículo Profissional
Na mídia...
Fale Conosco
Cadastramento
Para Você...
Artigos
Mensagens para Reflexão
Ler e Assistir na Cama
Material de Apoio aos Livros
Exercícios
Atendimentos
Psicologia
Psicanálise
Florais de Bach
Consultório Novo Equilíbrio
Consultório Virtual
Grupo de Orientação

 

Tema: Psicologia

Psicologia Comportamental - 1ª Força da Psicologia


A origem da psicologia ocidental remonta à Grécia, em torno de 500 a.C, surgindo entre filósofos as reflexões que tentavam sistematizar esse conhecimento. Entre estes destacam-se Sócrates, enfatizando a racionalidade do homem, e seu discípulo, Platão, postulando a imortalidade da alma. Pode-se dizer que um esboço da primeira teoria em psicologia foi a platônica.

A ênfase da psicologia da idade Média era colocada no conhecimento religioso, tendo-se evidenciado, neste tempo, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino. Já no Renascimento, através de Descartes, toma força o conceito da dualidade corpo e mente. Foi no período de 1832 a 1860, na Universidade de Leipzig, Alemanha, que a psicologia separou-se da filosofia e através de trabalhos e experimentos em psicofísica que ocorreram aproximadamente de 1860 a 1879, deram à psicologia a condição de ciência.

Nesse último espaço de tempo, alguns estudiosos definiram os objetos de estudo da psicologia como sendo o comportamento, a vida psíquica e a consciência. Podemos comentar que Titchener enfatizava a consciência em seus aspectos estruturais, enquanto que William James, privilegiava os aspectos funcionais, buscando entender o que fazem os homens e porque o fazem, Thorndike destacou-se com pesquisas experimentais sobre a prática educacional e a psicologia da aprendizagem. Esses estudiosos exerceram grande influência nas formulações do behaviorismo (comportamental).

A Primeira Grande Força da Psicologia, a Comportamental, surgiu em 1913, através de John B. Watson. Podemos situar esta corrente como o início de um período moderno na psicologia ocidental. Watson, fez uma varredura nos conceitos de consciência e de imaginação de Willian James e outros, negando o valor da introspecção. Ele rejeitou tudo o que não pudesse ser mensurável, replicável ou observável pelos cinco sentidos. Segundo ele, somente o comportamento manisfesto era possível de ser validado cientificamente.

Embora os estudos que se sucederam mostrassem que essa postura não era correta sob alguns aspectos, a visão de Watson na época foi determinante para a expansão da psicologia, inclusive na área da aprendizagem.

   Comentários
Nossos leitores já fizeram 2 comentários sobre este artigo:
 

De: Marta (em 06/05/2010 - 10:29)
via e-mail?
Como envio para meu e-mail?

De: kelly (em 14/02/2009 - 19:12)

Gostaria de saber como posso enviar estas informações para meu email somente para estudo ?

INCLUA UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE ARTIGO

• Para postar o comentário é necessário ser cadastrado no site e estar logado.


Mais tópicos relacionados:

Psicologia Comportamental - 1ª Força da Psicologia

Psicanálise - 2ª Força da Psicologia

Psicologia Humanista - 3ª Força da Psicologia

Psicologia Transpessoal - 4ª Força da Psicologia

Psicologia Integral - 5ª Força da Psicologia


Novo Equilíbrio - Tel.: (11) 2605-3166 - E-mail: contato@novoequilibrio.com.br